quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Stephen King - The Shining [Opinião]


Sinopse: Jack Torrence consegue um emprego num velho hotel, e acha que será a solução dos seus problemas e dos da sua família - as dificuldades vão ficar para trás, a sua mulher vai deixar de sofrer e o seu filho, Danny, vai poder voltar a respirar ar puro e ultrapassar as estranhas convulsões. Mas as coisas não são tão perfeitas como parecem - existem forças malignas a pairar nos antigos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança, e, inevitavelmente, um confronto entre o bem e o mal vai ter que ser travado.

Opinião: Muito sinceramente, não poderíamos ter escolhido melhor livro para inaugurar o projecto "Um Ano com Stephen King". Publicado em 1977, The Shining conta uma história que, pessoalmente, não senti que seja datada muito embora, com a tecnologia existente hoje, creio que actualmente seria mais difícil descrever um ambiente de total isolamento.
A sua adaptação cinematográfica, certamente conhecida pelo grande público, consta da minha lista de filmes preferidos e é inegável que o papel de Jack Nicholson como Jack Torrence é inesquecível. 

Tenho a registar algumas diferenças significativas entre a obra literária e o filme, sendo a mais evidente, a interpretação geral da história. Enquanto no filme, o realizador Stanley Kubrick sugere que as situações protagonizadas por Torrence se devem, sobretudo, ao factor isolamento, no livro, o autor Stephen King evidencia a componente sobrenatural. 

Creio que não valerá a pena tecer grandes considerações sobre a premissa da história que se desenrola sobre a família de Jack Torrence. Ele vai trabalhar para o hotel Overlook e leva consigo a sua esposa, Wendy e o filho de 5 anos, Danny. 

Ainda fazendo o paralelismo entre o livro e o filme, devo apontar que a caracterização das personagens é bem mais desenvolvida na obra. Logo nas primeiras páginas somos confrontados com algumas descrições de certos comportamentos de Jack que nos permitem, quase imediatamente, traçar um esboço do perfil psicológico do protagonista masculino. Diria até que, desde as primeiras páginas, começa-se a instalar um sentimento de desconforto no leitor, uma vez que a própria atmosfera da narrativa sugere que algo de muito errado se vai passar. 
Ainda que Danny tenha sido tratado no filme como um menino com algumas capacidades psíquicas, estas evidenciam-se ainda mais na obra. Num diálogo com uma personagem com um papel muito fugaz no filme, o leitor apercebe-se da razão pela qual a obra se chama The Shining (por vezes traduzida para português, sobretudo no Brasil, como O Iluminado). 
Achei curioso que a personagem do cozinheiro do hotel Overlook tenha um papel preponderante no livro, embora tenha sido descurado na adaptação cinematográfica com uma total secundarização da mesma.

Senti que o início da obra se processa a um ritmo algo moroso, não obstante concordar que esta terá sido a melhor forma que King arranjou para que pudéssemos traçar os perfis das personagens que, ao longo da narrativa, ficarão no hotel a passar o rigoroso inverno. Contudo, os ávidos de tramas sôfregas sentir-se-ão agradados, pois em diversas passagens, somos confrontados com determinados acontecimentos que intimidam até o mais corajoso dos leitores.
The Shining é, de facto, um livro de terror com uma história e escrita irrepreensíveis.

Em suma, o facto de ter visto o filme já várias vezes não serve de desculpa para dispensar o livro, até porque este é muito mais profundo. As diferenças entre os pormenores da história bem como as ilações que tiramos da adaptação cinematográfica e da obra são avassaladoras e, na minha opinião, vale a pena ter as duas experiências para que possam comparar. Falando especificamente do livro, creio até ser imperativo absorver esta história tal como Stephen King a imaginou.

5 comentários:

  1. Gostei do projeto "Um ano com Stephen King".
    Tenho para este ano de 2019 a trilogia do Mr. Mercedes.
    Obrigado pela visita. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Junta-te a nós Francisco! Em Fevereiro temos o Doutor Sono e em Março começamos a trilogia do Sr Mercedes ;)

      Eliminar
  2. É sem duvida dos meus livros preferidos do Stephen King... não consegui deixar de ficar desiludida com a adaptação do Stanley Kubrick, que só vi depois :( Mas acho que se não pensar muito na obra original, até consigo desfrutar mais ou menos do filme x)

    ResponderEliminar
  3. estou com algumas dificuldades em encontrar este livro (sem ser a versão de bolso), alguém me consegue ajudar ?

    ResponderEliminar
  4. Olá José! Pois, infelizmente a versão standard da Bertrand já está esgotada e só há este à venda. Pode ser que encontre num alfarrabista ;) Um beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar