domingo, 20 de outubro de 2019

Liane Moriarty - Nove Perfeitos Desconhecidos [Opinião]


Sinopse: Se alguém lhe garantisse uma transformação total em apenas 10 dias, você aceitava? Nove pessoas aceitam. Os seus motivos são diferentes mas todas embarcam num retiro de luxo. Esperam massagens, meditação e dieta detox. Estão longe de imaginar o desafio que têm pela frente.
Será que estas nove pessoas vão encontrar a solução para os seus problemas? Ou será melhor fugirem enquanto podem? É que Masha, a diretora do retiro, tem para os seus clientes um plano que nenhum deles conhece…

Opinião: Tendo apenas lido uma obra da autora, O Segredo do Meu Marido, fiquei imediatamente impressionada com Liane Moriarty. Ainda hoje me recordo da história com grande detalhe e, acima de tudo, da forma como a trama me deixou a reflectir sobre vários aspectos da vida. Esperava, por isso, que este novo lançamento me despertasse sensações similares até porque me senti seduzida pelo título. Parti para esta leitura, portanto, deveras expectante.

O que mais apreciei na obra foi, indubitavelmente, a caracterização das personagens. Tudo foi pensado até ao ínfimo detalhe o que poderá sugerir, por outro lado, um certo arrasto da acção. Contudo, deixei-me seduzir pelas histórias de vida das nove personagens que entram na clínica com a finalidade de melhorar as suas vidas.
Considerei que foi intrincada a forma como a autora investiu nas personagens, sempre com bagagens emocionais muito complexas e diferentes entre si. O confronto entre os vários dramas das personagens acabou por intensificá-los, fomentando uma natural empatia com o leitor.

Acima de tudo, estava bastante intrigada com o rumo da história. De facto, perante a privação de bens e hábitos mundanos, achei que a melhoria de vida das personagens se devesse ao reconhecimento e importância dos mesmos. Eis então que sou surpreendida com um plot twist que muda por completo todas as circunstâncias e conduz a história para uma direcção que nunca equacionei, confesso.

Fazendo uma comparação com a obra que conhecia da autora, creio que a antecessora era mais rica em suspense do que o presente título. Apesar de reconhecer que a trama é intensa, devendo-se essencialmente aos dramas das personagens, pessoalmente teria gostado de um desenvolvimento diferente Uma percepção que atribuo, claro, aos meus gostos literários. Acredito que nove desconhecidos fechados num local é convidativo para desenvolver um excelente thriller.

Ainda assim e tal como o livro anterior que li da autora, Nove Perfeitos Desconhecidos convidou-me a reflectir sobre uma série de temas. Tendo sentido uma maior afinidade com uma ou outra personagem, creio que estas não me sairão da retina durante muito tempo. Caso apreciem obras com esta finalidade - que vos deixem a pensar na trama, muito após terem fechado o livro - então recomendo sem reservas!



Sem comentários:

Enviar um comentário