sexta-feira, 10 de julho de 2020

Stephen King - Escrever [Divulgação Bertrand]


Data de publicação: 10 Julho 2020

               Título Original: On Writing
               Tradução: E. Santos
               Preço com IVA: 16,60€
               Páginas: 288
               ISBN: 9789722540018

Chamo-me Stephen King. Estou  a  escrever  a primeira  versão  desta  parte na minha  mesa  (aquela  sob  o  telhado  inclinado), numa manhã de neve de dezembro de 1997.

Tenho algumas coisas na cabeça. Escrever, a autobiografiada arte de Stephen King, será publicado a 10 de julho. Considerado pela Time um dos melhores 100 livros de não ficção  de todos os tempos, este registo de memórias do mestre  do suspense revela  a  sua  história familiar e, sobretudo, o relacionamento com a escrita.

Iniciada em 1997, esta obra permitiria a Stephen King falar sobre o seu trabalho e sobre  si.  Contudo,  em  1999,  um  grande  acidente quase  lhe  tirou  a  vida  e, nos meses de recuperação, o nexo entre a escrita e a existência tornou-se mais crucial do que nunca para o escritor. O resultado? Uma obra clara, útil e reveladora.

Escrever é um relato fascinante que, partindo da experiência concretado autor, proporcionará aos leitores uma nova perspetiva sobre a formação de um escritor, com conselhos práticos e inspiradores sobre todas as fases, desde o desenvolvimento da intriga e a criação das personagens até aos hábitos profissionais e à fuga ao trabalho. Publicada originalmente em folhetim na New Yorker e vivamente aclamada, esta obra culmina com um testemunho comovente do modo como a  necessidade irresistível de escrever estimulou a recuperação de Stephen King e o trouxe de  volta à vida.

Brilhantemente  estruturado e cativante, este livro ensinará – e divertirá – todos os que o lerem. Começa assim: coloque a mesa num canto e, sempre que se sentar para escrever, lembre-se da razão de ela não estar no meio da sala. A vida não é um suporte à arte. É exatamente o contrário.

Sinopse: Em 1997, Stephen King começou a escrever sobre o seu ofício e a sua vida. A meio de 1999, um acidente muito noticiado quase lhe tirou a vida e, nos meses de recuperação, o nexo entre a escrita e a existência tornou-se mais crucial do que nunca para o escritor. O resultado é uma obra clara, útil e reveladora. Escrever é, assim, um relato fascinante que, partindo da experiência concretado autor, proporcionará aos leitores uma nova perspetiva sobre a formação de um escritor, com conselhos práticos e inspiradores sobre todas as fases, desde o desenvolvimento da intriga e a criação das personagens até aos hábitos profissionais e à fuga ao trabalho. Publicada originalmente em folhetim na New Yorker e vivamente aclamada, esta obra culmina com um testemunho comovente do modo como a necessidade irresistível de escrever estimulou a recuperação de Stephen King e o trouxe de volta à vida. Brilhantemente estruturado e cativante, este livro ensinará – e divertirá – todos os que o lerem.

Sobre o autor: Romancista norte-americano, Stephen King nasceu em 1947 em Portland, no  Maine. Filho de um marinheiro, que abandonou a família em 1950, foi criado pela mãe, em Durham, juntamente com o seu irmão David. A mãe viu-se forçada a trabalhar precariamente para poder sustentar os filhos. Aos seis anos de idade, o jovem Stephen teve de se submeter à punção do tímpano por diversas vezes, experiência dolorosa que nunca conseguiria esquecer. Deu início aos seus estudos secundários na Lisbon Falls High School, onde começou a escrever contos ao mesmo tempo que fazia parte de um grupo amador de rock.
No ano de 1960, Stephen King submeteu o seu primeiro manuscrito para publicação, o qual seria rejeitado. Em 1974, estreou-se como autor com Carrie, a história de uma rapariga com poderes telecinéticos, um trabalho resgatado do lixo pela sua esposa, que sempre o encorajou a escrever. De início, a obra teve um sucesso modesto, mas, com a adaptação para cinema e com a publicação do romance A Hora do Vampiro (1976), conseguiu estabelecer-se no panorama literário internacional. 
Em junho de 1999, o escritor ficou gravemente ferido na sequência de um atropelamento por uma carrinha. Não obstante, no mês seguinte começou a publicar uma série de folhetins virtuais no seu website, sendo o primeiro escritor de renome a recorrer ao suporte virtual. Em convalescença do acidente, decidiu finalizar Escrever (2000), obra principalmente destinada a aconselhar potenciais escritores. 
Enumerar a sucessão de êxitos, que, desde então, marcam a sua carreira seria fastidioso e  por isso não o faremos, limitando-nos a sublinhar que Stephen King ocupa hoje um lugar apenas reservado aos mais destacados escritores.www.stephenking.com



Sem comentários:

Enviar um comentário