quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Åsa Larsson - Aurora Boreal


Apesar do apelido em comum, esta autora nada tem a ver com Stieg Larsson, a não ser na escrita brilhante!

Este livro está, na minha opinião, simplesmente espectacular. Não lhe consigo apontar aspectos negativos. A acção é bastante fluída e a narrativa consegue por um lado, caracterizar a personagem principal e a sua rotina, demonstrando, como contraponto, de que forma a morte de um jovem padre na sua terra natal afecta a personagem principal bem como o ambiente que a rodeia. Por outro lado, os contornos desta morte são macabros, arrepiando o leitor. A investigação do crime está brilhante, assim como o próprio desenlace. Pode ser um livro tanto ou quanto polémico, uma vez que faz muitas referências à Religião, nomeadamente a Bíblia.

Embora a toponímia das terras escandinavas seja naturalmente difícil, neste livro esse aspecto é suavizado pelo facto da acção se passar, na sua maioria, em Kiruna, porém, aqui destaco a diferença entre a narrativa desta obra e a de Stieg Larsson (que inclusivé, se dizia fã desta autora), cuja acção se desenrolava em Uppsala, Estocolmo, etc etc.
Nesta linha de pensamento, devo dizer que existe um numero limitado de personagens, bem definidas e caracterizadas e este facto não interfere com a surpreendente resolução do livro!

Tendo 321 páginas de acção vertiginosa, este livro é de rápida leitura pois prende o leitor na expectativa de deslindar todos os mistérios que encobrem a cidade natal de Rebecka Martinsson.

Dou, sem qualquer margem de dúvida, 5 estrelas bem merecidas a Aurora Boreal.

O livro encontra-se já adaptado para cinema, pelas mãos dos conterrâneos da autora.
Chama-se Solstorm, é de 2007 e aqui deixo o link para o trailer
http://www.youtube.com/watch?v=wpIWfodyZ-Y

Boas leituras :)


8 comentários:

  1. Sem dúvida, mais um da escola escandinava, excelente, e difícil de parar de ler!

    ResponderEliminar
  2. Ó Vera, eu vou a meio da leitura deste livro e, confesso, não estou a gostar lá muito. Já misturei os nomes dos pastores todos e das suas mulheres, acho as filhas da Sanna meio aparvalhadas e tudo aquilo não me está a "cair" muito bem. Vou esperar pelo fim, obviamente, para me pronunciar definitivamente, mas........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh UmaMaria, a sério? :( Eu gosto muito desta autora. Dela, o mais fraquinho foi o segundo, Sangue Derramado... Mas isto de baralhar nomes acontece muito em livros nórdicos, então as cidades, uiiii Espero que o veredicto final seja mais abonatório.

      Um grande beijinho e boas leituras

      Eliminar
  3. Bom Vera. Agora que estou a acabar o livro parece que a "coisa" está a melhorar. Depois digo a minha impressão final.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Vera!

    Finalmente acabei o livro. Mais ou menos a partir do meio da narrativa a coisa compôs-se. Devo confessar que preciso de ler mais coisas desta autora para me tornar fâ. Quanto a compará-la com o Henning Mankell, ainda lhe falta "comer muito pãozinho". Gostei bastante da Rebecka. É uma personagem que eu quero seguir. Sabes, ligo-me muito às personagens. É como se se tornassem pessoas minhas conhecidas. Não sei se és de Lisboa, mas eu vou aproveitar a Feira do Livro e comprar as obras seguintes.

    Num registo um pouco diferente, acho que devias ler a Donna Leon. Começa pelo primeiro - Morte no La Fenice. depois não vais querer parar. Mas esta é uma autora que só leio em Inglês. Não a consigo ler de outra maneira.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boa boa! Ainda bem que mais página, ligaste-te ao livro :) Eu gostei bastante dessa personagem, a Rebecka, tem depois um desenvolvimento interessante nos livros seguintes.
      Sou de Lisboa sim! Tu tb? E claro, estarei na feira do livro :D Vou lá no primeiro dia para ver os descontos e depois vai ser local de passeio frequente ;)

      Também gosto de Donna Leon, se bem que ainda tenha lido uns 4 ou 5 livros ainda. Tenho cá os comentários dos mesmos no blogue ;) Estou a gostar bastante de acompanhar essa série tb :)

      Beijinho e boas leituras! (a ver se combinamos um cófi na feira)

      Eliminar
  5. Achei a escrita do livro fluída, de fácil entendimento, mas pelo tema ser sobre religião que não gosto em filmes e livros, não gostei muito. Mas reconheço que é um bom livro. O meu policial preferido ainda continua sendo O Sopro do Mal de Donato Carrisi ( O Aliciador aqui no Brasil). Maurilei.

    ResponderEliminar