sexta-feira, 6 de maio de 2011

Livros Cotovia - Colecção Gato Preto

A minha amiga facebookiana Fernanda Palmeira deu-me a conhecer uns novos livros policiais, publicados através da Livros Cotovia. Integram uma colecção dedicada ao género e que se chama Gato Preto.

Deixo-vos então as sinopses:

Bernard Rhodenbarr é um detective com uma particularidade única: é obrigado a investigar crimes para provar à polícia que não foi ele que os cometeu. Livreiro em Nova Iorque, Bernie cultiva outras paixões, mais lucrativas — como abrir fechaduras sem usar chaves e pilhar a propriedade alheia. Desta vez, o que faz é apropriar-se de uma moeda de cinco centavos — mas um V-Nickel, raridade estimada em meio milhão de dólares. Depois do roubo ocorrem dois assassinatos relacionados com o desaparecimento da peça. De quem desconfia a polícia? Enquanto administra os conflitos entre Carolyn, sua cúmplice, e Denise, sua amante, Rhodenbarr põe em prática um plano para se salvar. Terá de usar todo o seu talento com fechaduras e de procurar nos escritos do filósofo Espinosa as chaves para desvendar o caso, isto é: para continuar apenas com fama de ladrão.





Matthew Scudder, detective aposentado e alcoólico em recuperação, trabalha em casos informais na “Cozinha do Inferno”, uma das zonas mais violentas de Nova Iorque. Ao ser contratado pela família da estudante Paula Hoeldtke para investigar o seu desaparecimento, Matt envolve-se com Willa, a administradora de um prédio assombrado por estranhas mortes.
Angustiado pela falta de pistas e prestes a desistir do caso, Matt encontra um elo entre a estudante e o monstruoso Mickey Ballou, conhecido como “O Talhante”. Mas haverá muitas reviravoltas até que consiga desvendar os verdadeiros culpados, num desfecho surpreendente. Ao misturar violência crua e impasses sinistros — as marcas originais de Na linha da frente —, Lawrence Block conduz o leitor através das armadilhas da razão e prende-o numa trama apenas aparentemente óbvia.




Um serial killer mata oito mulheres sem deixar vestígio. Nove anos depois é preso e confessa a autoria dos crimes — mas não de todos. Nega veementemente ter assassinado Barbara Ettinger, a sexta vítima, e apresenta um álibi irrefutável. Mas se não foi ele, quem terá sido? A polícia recusa-se a reabrir o caso, alegando que, passado tanto tempo, é praticamente impossível encontrar pistas do assassino. Mas o pai de Barbara, revivendo todo o sofrimento por que passou, quer saber quem matou, afinal, a filha, e porquê. Recomendam-lhe que procure Matthew Scudder, ex-polícia, agora detective particular. Sério, esperto, às voltas com o álcool, Scudder pouco a pouco retira as camadas de mistério que o tempo depositou sobre a vida e a morte de Barbara Ettinger. Chegará a uma descoberta surpreendente — daquelas que só um mestre como o muito premiado Lawrence Block seria capaz de imaginar.



Gostei destas sinopses e está-me cá a parecer que o Gato Preto tem grandes potencialidades para vir a ser uma colecção de referência em literatura policial :)

Sem comentários:

Enviar um comentário