quarta-feira, 7 de março de 2012

Fred Vargas - Um Lugar Incerto [Opinião]

Fred Vargas é um nome já conhecido na literatura policial francesa. Este é o oitavo volume da saga protagonizada pelo comissário Adamsberg, no entanto, é o segundo livro editado na colecção Alta Tensão (este procede a Terceira Virgem).

O Inspector Adamsberg é enviado para Londres, juntamente com Danglard para assistirem a uma conferência. No entanto eles vão averiguar um estranho acontecimento às portas do cemitério Highgate: um conjunto de dezassete sapatos, contendo pés já em decomposição. Voltando a Paris, os detectives deparam-se com um crime hediondo. Apesar de improvável, este crime pensa-se estar de alguma forma, associado ao caso dos pés. Para resolver o caso, Adamsberg desloca-se a uma aldeola na Sérvia, conhecida pela sua história de vampiros e vê a sua vida em perigo.

Adoro a capa deste livro! Está muito bem conseguida e representativa do conteúdo seu conteúdo, cujas passagens no cemitério são brilhantes e arrepiantes!

Tal como em A Terceira Virgem, a autora introduz no enredo alguns elementos do sobrenatural. Se no livro anterior havia fantasmas, aqui temos o mito dos vampiros encaixado numa história mórbida de mortes hediondas, mistério e suspense. A trama é complexa e Adamsberg lida, não só com o caso dos pés decepados como também com uma morte macabra de um jornalista que foi literalmente triturado. São cenas eventualmente chocantes para o leitor mais sensível mas torna-se absolutamente aliciante ler sobre estas mesmas investigações. Todo o enredo se revela intrigante: afinal temos dezassete pés, o que certamente serão de oito pessoas, e um está desemparelhado.

Ainda dentro daquilo que Fred Vargas escreve do mundo do sobrenatural, o realismo dos cenários destaca-se através de descrições bem conseguidas dos vários locais, tendo eu já comentado sobre o cemitério sombrio, mas as passagens sobre a Sérvia estão muitíssimo bem! O leitor literalmente viaja até lá e sente o clima de superstição que todo o povo sente relativamente ao mito dos vampiros. Há uma dose de adrenalina crescente, no que concerne à personagem Adamsberg e na sua passagem pelo país estrangeiro.

Para os mais fãs de Fred Vargas, estes irão constatar que Um Lugar Incerto é o oitavo livro da saga protagonizada por Adamsberg. E agora perguntam se valerá a pena começar a ler a obra de Vargas iniciando por este livro. Ora existem algumas notas de rodapé remetendo para o livro anterior, sobre alguns factos que ocorrem em Um Lugar Incerto, e que de certa forma, serão relevantes tendo como fundo o livro anterior. Assim, antes de recomendar este livro, aconselharia a leitura de A Terceira Virgem, de forma a sentir-se mais cómodo com o enredo e com maior afinidade para com as personagens.

Mas há o reverso da medalha: afinal o leitor irá sentir-se curioso sobre o passado de Adamsberg, desejando ler desde o primeiro volume, esta saga protagonizada por este inspector.

Nomes sérvios ou francesas fogem do standard da literatura mas nada que um apontamento não ajude a associar as diversas personagens ao papel que estas têm na trama. Personagens excêntricas, bem desenvolvidas, complexas e misteriosas são o comum neste enredo de Vargas, penso que, extensível aos outros romances policiais da autora.

Apesar de, a meu ver, a temática de vampiros quando trabalhada independentemente gerar melhores histórias, não posso negar que a combinação deste mito com os vários crimes em Um Lugar Incerto, resulte bem. Temos aqui uma trama complexa de hábil conjunção dos temas mitológico vs realidade que se coadunam muitíssimo bem. Daí que recomendo este livro não só aos amantes do policial e do thriller, bem como os amantes do fantástico. Estes também irão apreciar este enredo diferente mas que dará umas óptimas horas de leitura. Um Lugar Incerto será certamente, um dos poucos livros que actualmente combina harmoniosamente estes géneros tão diferentes e que fará a delícia dos leitores ávidos por mistério mas ao mesmo tempo curiosos pelo mundo mitológico das criaturas sedentas de sangue.

9 comentários:

  1. Vera, acabaste de referir duas das palavras mágicas para mim, ainda por cima combinadas num mesmo livro, inspectores e vampiros, vou colocar na minha wish list!

    ResponderEliminar
  2. Oié, tudo bem?

    Nunca li nada da Fred Vargas. Vi que aqui no Brasil tem uns três livros publicados, inclusive Um Lugar Incerto. Confesso que fiquei curiosa com esta mistura de policial e vampiros, mas ainda não sei se gosto ou não.

    Me tire uma dúvida. Na história, os vampiros existem mesmo?

    Beijos e bom restinho de semana!

    ResponderEliminar
  3. Vera, conseguiste convencer-me ehehe, já comprei e está a lista dos a ler proximamente!Vampiros e detectives é demais para eu conseguir resistir ehehe

    ResponderEliminar
  4. ehhehe livrosnossos, acho que vais gostar então ;) Beijinho grande e boas leituras! Depois diz o que achaste do livrinho!

    ResponderEliminar
  5. Já tinha lido a Terceira Virgem e sinceramente não me tinha cativado, mas dei-lhe novamente o benefico da dúvida e li mais este livro.
    Mas não é autora que vá continuar a ler, não me convenceu.....

    ResponderEliminar
  6. Já te disse, és uma corajosa! Eu ñ consegui ler a Terceira Virgem... mas toda a gente gosta da Vargas menos nós ehehe

    ResponderEliminar
  7. Pois, as Veras e a Vargas não se dão bem ;)
    Realmente li até ao fim, mas custou....:)

    ResponderEliminar
  8. Boas, tenho pena que a Porto Editora não tenha começado a editar por ordem cronológica esta escritora, já que por exemplo o livro A Terceira Virgem remete-nos algumas vezes para o "Sous les vents de Neptune", livro anterior não traduzido.
    Devo dizer que gosto da escritora, lembra-me bastante os livros do George Simenon e o personagem do Commissaário Adamsberg lembra-me um pouco o Comissário Maigret. Possivelmente algumas pessoas não gostam tanto porque é uma escrita mais lenta, focando mais o individuo, os sitios e a interecção daquele com este, do que propriamente a intriga e a acção.
    Pessoalmente gosto bastante.
    Já agora parabens pelo blog, caí aqui de paraquedas e já sei que de vez em quando vou vir aqui cuscar as novidades (novo da Camilla Lackberg para sair, yes!)

    Matusalem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olá!

      Tens razão, tive pena que não fosse publicado por ordem. Tal também aconteceu com o autor John Connolly, enfim...
      Eu gosto de ler os livros por ordem e tento fazê-lo para apreciar melhor a história.
      Obrigado pelo elogio, espero que nos cruzemos frequentemente por cá e que troquemos mais impressões literárias. E sim, Camilla is on her way :D

      Um beijinho, boas leituras!

      Eliminar