domingo, 3 de agosto de 2014

James Patterson & David Ellis - A Amante [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Escrito a duas mãos com David Ellis (autor da obra Sob O Olhar do Assassino), A Amante é mais uma obra de ávida leitura de James Patterson.
Sob curtos capítulos, repletos de acção e de algumas observações algo espirituosas, garanto-vos que é um livro que se lê num ápice. O início é muito célere com a morte de Diana, tendo caído da janela da sua casa.
De facto, se formos a considerar o género do presente livro, o que sobressai é mesmo a acção e algum suspense à custa de muitas perseguições e um desvendar de segredos sucessivos sobre as personagens. Daí que não tenha apreciado este livro tanto quanto os da série Alex Cross, em que o autor não se coíbe em pormenores gráficos. Os homicídios do presente livro estão desprovidos daqueles pormenores chocantes mais comuns na série que mencionei anteriormente. Senti falta disso, confesso.

Como referi, A Amante é escrito por dois autores, James Patterson e David Ellis. Todavia, a escrita é homogénea, não se detectando a escrita de cada um deles. No entanto, toda a história se organiza nos típicos capítulos curtos, como Patterson já nos habituou.
Denotou-se que ambos têm uma elevada cultura geral cinematográfica. São inúmeras as alusões a filmes, actores e séries de Hollywood em observações do protagonista. Tal como Alex Cross (desculpem estar sempre a remeter a minha série preferida de Patterson), a história é narrada pela primeira pessoa mas este protagonista é completamente diferente do detective negro. 
Apesar de assumidamente compulsivo em relação a Diana, a percepção que tive foi a leveza de espírito do protagonista mesmo aquando a morte da sua adorada. Isto porque o protagonista partilha com o leitor os seus inúmeros estados de espírito, tendo chegado à conclusão que o mesmo é algo instável. Quiseram os autores que este vivesse um episódio que o marcou profundamente na infância, acontecimento que não esperava de todo tendo em conta a sua atitude perante a morte de Diana. Penso que devido a esta caracterização, seja algo consensual que o protagonista não seja dos mais empáticos com que me deparei na literatura.

A Amante apresenta uma variedade de temas que aprecio nos thrillers, suscitando grande interesse até à última página. Embora deva confessar que não me sinto muito fascinada pelo aprofundamento de lobbies políticos, uma das temáticas fulcrais da trama. Além disso, por não estar familiarizada com a história dos Estados Unidos, os diversos apontamentos sobre os presidentes do país foram-me algo indiferentes. Entendo que seja para dar mais consistência à personagem, influenciada pelo pai que fora professor universitário de História especialista nessa área. Uma mais valia para os leitores mais curiosos com este tema, que não é o meu caso.
Gosto, no entanto, da intriga e das surpresas que os autores me proporcionaram página após página. Para não falar do ritmo vertiginoso das perseguições e sucessivas suspeitas em Ben nos homicídios que vão decorrendo.

Em suma, A Amante não destronou os livros da série Alex Cross, que são de facto, os meus preferidos. Ainda assim, e pelos motivos anteriormente explanados, A Amante constitui uma rápida leitura e um bom momento de entretenimento. Gostei.

Para mais informações sobre o livro A Amante, clique aqui
Para mais informações sobre a editora TopSeller, clique aqui


3 comentários:

  1. Eu comecei a ler há dois dias. Ainda vou no princípio, mas está-me a custar porque as divagações da personagem principal irritam-me um bocado. Não obstante, fiquei curiosa com o que levou à morte da Diana, e, nisso, o livro conseguiu o seu intento: prender-nos à história. Mas, de todos os que já li, do James Patterson, é o que estou a gostar menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do James Patterson, para mim os melhores são mesmo os do Alex Cross ;) Ainda assim, espero que gostes desta leitura, Cris! Um beijinho

      Eliminar
    2. Bom, acabei há uns minutos. A história melhora quando as divagações diminuem e a acção se torna mais alucinante e a verdade vai aparecendo. :P
      Os livros do James Patterson lêem-se rapidamente. Este livro têm um fundo de verdade em relação à Rússia...

      Eliminar