sábado, 2 de maio de 2015

Maratona Literária [Crónicas do Gelo e Fogo] - Desafio I


A Cláudia, A Mulher que Ama Livros, pergunta aqui "Vamos começar pelo principio, quando tudo começou, para fazer sentido. Contem-me, quando e porquê esse interesse em ler As Crónicas Gelo e Fogo?"

Como sabeis, não sou grande fã de livros do género Fantástico. Leio algumas distopias mas o género que me satisfaz mesmo é o policial e thriller. Sou assim também nas séries televisivas, optando maioritariamente por séries do mesmo género. Contudo, sempre ouvi falar muito bem de uma série chamada Guerra dos Tronos. Estávamos em 2012 e segunda temporada passava no canal Sy Fy, salvo erro.
Torci um pouco o nariz, acreditava piamente que não ia gostar da série mas lá fui para o primeiro episódio open minded. Posso adiantar-vos que, apesar de ter gostado do pilot, não me agarrou o suficiente para avançar na série. Um dia em que a programação da TV era francamente má, eu e o meu marido vimos o segundo, sem qualquer tipo de expectativa e... fez-se magia. Passei a venerar todo aquele universo criado pelo George R. R. Martin. As intrigas, as conspirações reais, a estratégia de conquista... e notem, eu nem sequer sou uma apreciadora de História para ter estes ingredientes em tão boa conta!

Como alguns de vós devem saber, eu creio que as adaptações televisivas dos livros omitem sempre alguns detalhes pelo que desde então que fiquei curiosa em ler os livros e complementar os meus conhecimentos sobre a história e as personagens. Tem acontecido comigo, inúmeras vezes, após ver a adaptação de um dado livro, ler posteriormente a obra mesmo que saiba a sua história.

No primeiro dia da Feira do Livro de Lisboa de 2013, conheci pessoalmente uma fã do meu blogue, entusiasta com os livros, facto que aumentou exponencialmente a minha vontade em ler as obras. Nesse dia, para me convencer a ler outro género que não o policial (vá e o erótico), ofereceu-me o primeiro e comecei imediatamente a sua leitura. De facto, fiquei ainda mais rendida e consegui encontrar os livros seguintes até ao 9º, a preços bem simpáticos na secção dos "defeituosos". Até fiz um post sobre isso aqui.

Pronto, deixem-me cá ir avançar mais umas páginas. Espero manter a motivação até ao final! Boas leituras, maratonistas!

6 comentários:

  1. Olá!

    Que bom! Já começaste...eu ainda não!! AHAHAHAH

    Beijinhos e boa maratona

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isaura!! Começa os teus :D Que andas a ler agora? Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
    2. Vou tentar começar hoje. Estou a ler o "Manual de Felicidade para Neuróticos" do Nuno Amado. Mas devo acabar em breve.

      Eliminar
  2. Eu já vi a série e comecei agora com a maratona a ler os livros. Estou a gostar imenso! Estou a achar a relação da Daenerys e do Drogo Khal um pouco diferente do que na TV, tenho ideia que na série ele a obrigou e no livro foi ela que quis, não sei. Mas ainda só li a parte da noite do casamento deles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Daniela! Vou acompanhar a tua maratona tb! Isto está a ser muito bom porque agora estou motivada em ler livros que comprei há dois anos... enfim
      Também acho! No livro acho que ela, apesar do casamento estar combinado pelo Viserys, começa a gostar mesmo do Khal Drogo e as coisas fluem melhor que na série. Ali ela parece francamente a fazer um frete. Espero que gostes! Tu acompanhas a série da tv, certo? Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  3. Eu lembro-me de não gostar nada do Drogo nos livros e na série adorá-lo. Agora, como vi a série, já gosto do Drogo na releitura. Engraçado!

    ResponderEliminar