terça-feira, 12 de maio de 2015

Raphael Montes - Dias Perfeitos [Divulgação Editorial Companhia das Letras]


Data de publicação: Maio 2015 

               Preço com IVA: 15,90€
               Páginas: 336
               ISBN: 9789898775382

Sinopse: Téo tem 23 anos, estuda medicina e é vegetariano. De natureza solitária e introvertida, é contrariado que aceita ir a um churrasco, instigado pela mãe, paraplégica, de quem se ocupa quando não está a dissecar cadáveres nas aulas. Aí, conhece Clarice, uma jovem estudante de História de Arte que sonha tornar-se guionista de cinema. E apaixona-se. Vicia-se naquela rapariga rebelde, tão diferente das outras, tão livre.
Mas Teo não é apenas um tímido estudante de Medicina. A sua loucura vai-se insinuando na narrativa através de um perfeito e profundo desdém e egoísmo plenamente justificados pelos fins que pretende alcançar. E a insistência de Téo em rever Clarice e conhecê-la melhor, transforma-se numa perturbante perseguição, primeiro, numa verdadeira descida aos infernos, depois – baseada em Dias Perfeitos, o nome do guião que a jovem está a escrever.
Sedada e imobilizada, Clarice transforma-se numa prisioneira da obsessão calculista e fria de Teo, uma mente obsessiva e doentia que arrasta o leitor, a um ritmo electrizante, para o core de uma narrativa angustiante e paranóica. Onde a normalidade se suspende, é aí que Raphael Montes impressiona e surpreende num dos melhores thrillers escritos em português dos últimos anos.

Sobre o autor: Raphael Montes nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. Advogado e escritor, é também «uma estrela em ascensão» no panorama literário brasileiro. Estreou-se aos 20 anos com SUICIDAS, publicado pela editora brasileira Saraiva em 2012, um policial tão intrigante e surpreendente que o levou às listas de finalistas dos prémios Benvirá de Literatura 2010, Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional, e São Paulo de Literatura 2013.
Grande apaixonado pela literatura policial e noir, Raphael Montes tem uma coluna semanal sobre o tema no Jornal do Brasil e foi recentemente convidado a participar numa antologia de policiais ao lado de nomes como Rubem Fonseca e Lygia Fagundes Telles.
DIAS PERFEITOS será brevemente adaptado ao cinema.


1 comentário: