quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Robert Wilson - Roubados [Opinião]

Sinopse: AQUI

Opinião: Roubados é o terceiro volume protagonizado por Charles Boxer, uma série mais vocacionada para a temática do rapto. Por norma, costumo interessar-me mais pelas tramas de homicídio mas este livro em particular, cativou-me muito, mais do que os dois anteriores da série. Vou tentar elucidar-vos dos motivos sem falar demasiado da história.

Em primeiro lugar, e dado que sou leitora assídua da série, gosto que a vida pessoal das personagens tenha um peso proporcional com as investigações de cada livro, para que eu me envolva com as mesmas. 
Acontece que, como já constatara anteriormente, o núcleo familiar de Charlie é muito interessante e acabou por ser um dos pontos fortes especialmente do livro anterior. Quando achei que Charlie teria um final feliz, o autor deixou-me sem chão e há um acontecimento trágico que me deixou amargurada. No entanto, talvez seja um reflexo da perda do autor, facto que percebi ao ler as páginas finais, aquando os agradecimentos.

Outro factor que me deixou chocada e ainda referente às personagens, foi a caracterização da personagem Siobhan. Não posso tecer mais considerações sobre a mesma sob pena de desvendar demasiado mas fiquei genuinamente surpreendida com esta personagem e creio que foi a primeira vez que vi esta abordagem na literatura.

Finalmente, o último aspecto que me deixou rendida com este livro tem a ver com o desenvolvimento da narrativa e do modus operandi do rapto. Os raptores arranjaram uma forma bastante ardilosa de levarem a cabo uma série de raptos simultâneos e conseguirem dinheiro sem recorrer a um resgate, o que é bastante duvidoso. 
Achei que o autor foi exímio na caracterização dos "métodos de tortura", extremamente gráficos e chocantes. Mas nem tudo é o que parece...

Na minha opinião, a série de Charles Boxer parece consolidar-se a cada volume que passa. Ainda que decorra sempre nos mesmos moldes (do rapto), as narrativas são diferentes e cativantes. 
A não perder!




2 comentários:

  1. É dos meus escritores favoritos, este está mesmo ali na estante para ser o próximo a ser lido!

    http://araparigadoautocarro.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lê que não te vais arrepender! Eu gostei mesmo muito :)

      Eliminar