domingo, 1 de novembro de 2015

Raphael Montes - O Vilarejo [Opinião]


Sinopse: Ilustrações coloridas dão vida a romance com elementos de horror gótico e suspense.
Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.
As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Opinião: Li este livro durante a manhã de domingo, no rescaldo do Haloween, uma época convidativa a ler o género de terror. Já conhecia o autor Raphael Montes pois li Dias Perfeitos e estava extremamente curiosa com O Vilarejo, livro que tem sido bastante falado na blogosfera brasileira.

O Vilarejo é uma antologia de sete contos que se lêem num ápice. Gostei da relação de cada demónio com um pecado capital, originando as sete histórias que Montes nos apresenta. Segundo percebi, estes contos foram traduzidos a partir de uma versão em cimério, sendo histórias já antigas. 
A magia do livro, a par dos contos (e já vou falar sobre estes) está, na minha opinião, nas gravuras que ilustram os mesmos. Li O Vilarejo em ebook e estas ilustrações são a preto e branco, fazendo-me crer que, coloridas as imagens terão ainda maior impacto.
À medida que fui folheando o livro, fui-me deparando com imagens de salpicos de sangue (que condiz muito bem com o layout do blogue).
Portanto, este é um livro que gostaria de ter em suporte papel na minha estante e folheá-lo sempre que me apetecesse.

Sobre as histórias, são short stories, desprovidas de informação supérflua. A acção é intensa e macabra nos sete contos, explorando de forma exímia, a maldade dos habitantes do vilarejo que se deparam com o frio e a fome.
Sendo todos bastante gráficos, confesso que não consigo eleger um conto preferido.
As histórias têm ligação entre si e os protagonistas são os habitantes do vilarejo que podem aparecer em mais do que um conto. Estes poder-se-ão ler de forma alternada, eu li-os consoante surgem no livro e acho que a ordem é ideal. Até porque o primeiro e o último contos relacionam-se de uma forma perfeita e as histórias intermédias permitem-nos conhecer personagens citadas logo na primeira short story.

Ainda estou a pensar naquelas histórias mas sei que O Vilarejo é daqueles livros que irei reler mais tarde, sem sombra de dúvidas! Gostei imenso! 

1 comentário:

  1. Gostei muito dos contos, pois as histórias diretas e precisas possuem um clima macabro arrepiante.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderEliminar