quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Top 10 de 2015


Mais um ano que termina e gostaria de registar as melhores leituras do ano. Este ano pautou-se por uma menor disponibilidade para o blogue (com menos posts) e até as leituras foram reduzidas, como expliquei no post anterior.

Sem mais demoras, e sem qualquer ordem de preferência aqui deixo os meus preferidos de 2015:

No início do ano, logo em Janeiro, li o derradeiro volume da trilogia As Faces de Victoria Bergman, uma série que ficará na retina por muito tempo. Embora tivesse ficado algo decepcionada com o final, este livro, bem como os volumes antecessores, são de uma qualidade excepcional. 







Na realidade, eu já tinha lido este livro na edição da Gótica, mas confesso que não me recordava bem da história (embora no Goodreads estivessem lá as cinco estrelinhas). Para mim Gillian Flynn é exímia na caracterização de personagens repulsivas e na minha opinião, Objetos Cortantes supera ainda o Lugares Escuros e Em Parte Incerta. Imperdível!






Por falar em personagens especiais, lembro-me logo dos livros de Karin Slaughter. São muito, muito bons. Génesis é o terceiro da série protagonizada por Will Trent e creio que mantém a qualidade. Eu pelo menos não consigo indicar um preferido. São negros, entusiasmantes... 







Segundo livro da trilogia de Lewis, este livro entusiasmou-me muito. Adorei viajar até àquela ilha escocesa e desvendar o passado misterioso do pai da Marsaili. Fico a aguardar a publicação do terceiro pela Marcador. Já tinha gostado bastante do primeiro, também lido este ano. Este superou-o!







Claro que teria que incluir nesta lista Irène de Pierre Lemaitre. Abençoada editora Clube do Autor, já desesperava há tanto tempo por mais um livro deste autor.Irène, na minha opinião, não fia nada atrás de Alex, um dos melhores policiais que alguma vez li. É macabro, forte, repleto de passagens gráficas e faz uma alusão a algumas obras policiais. Um must-have na estante ;)






Este ano participei numa maratona de leitura conjunta das Crónicas de Gelo e Fogo (que não consegui concluir) mas houve um livro em particular que considero como um dos melhores que li este ano. Falo de A Glória dos Traidores, obra que se traduz por uma série de acontecimentos alucinantes. Bem, para quem vê a série como eu, não se torna uma grande surpresa... mas este livro é qualquer coisa de espectacular!





É inevitável dar 5 estrelas aos livros da Camilla Lackberg. Simplesmente adoro esta autora. Já me apaixonei pela família da Erika e os casos policiais são tão interessantes quanto a vida desta personagem.








Mais uma dupla sueca que me cativou. Segredos Obscuros é o primeiro de uma série que gostaria de ver publicada na íntegra no nosso país.









Adorei este livro! Li metade numa noite, assim sem conseguir parar! Adoro esse efeito dos livros em mim. Basicamente Não Contes Nada é a história de um homem que vai fazer tudo para proteger o seu filho. Foi extremamente emocionante e fez que com tivesse vontade de procurar os livros da autora publicados pela Editorial Presença.






Segunda Vida é um thriller psicológico por excelência e um verdadeiro abre-olhos para o mundo cibernáutico onde a fantasia se mescla com a realidade. Tal como o livro anterior, li cerca de metade numa só noite sem conseguir parar. Gostei mesmo muito!








Optar por 10 livros não é nada fácil quando o ano foi repleto de excelentes leituras. Gostei muito dos livros de M.J Arlidge e do novo da Mary Kubica.

O Jogo de Gerald impressionou-me muito bem como Sem Regras, provando que livros antigos têm tanta qualidade quanto os mais recentes no mercado dos thrillers. Não sou grande fã da escola do policial clássico mas gostei bastante do Crime Num Quarto Fechado de Hans Olav Lahlum.

Gosto imenso de thrillers psicológicos e ficaram-me na retina as histórias de Doce Tortura de Rebecca James e Pura Coincidência de Renée Knight. 

Por cá (e continua a ser uma falha minha, devo ler mais autores nacionais), tenho que destacar os fantásticos livros A Espia do Oriente e A Hora Solene de Nuno Nepomuceno.

Li uma trilogia fantástica, a de Wayward Pines. Também vi a série que ficou aquém dos livros, na minha consideração.

Vou partir para 2016 esperançosa que seja frutífero em bons livros tal como este ano que agora finda!
Bom ano para vós!

6 comentários:

  1. Li por enquanto o primeiro livro das séries da Camilla Lackberg e Karin Slaughter, e os achei muito bons.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Um excelente ano para ti Maurilei, com saúde, dinheiro, amor e livros com crimes ;) Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá,
    o NÃO CONTES NADA é tipo O JANTAR? É que também é um casal que faz tudo para proteger um filho.
    Beijinhos,
    Mimi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mimi!
      Bom ano!

      Eu li O Jantar e a nível de história, os livros são diferentes embora sim, é sobre proteger um filho. Creio que a trama da Lisa Scottoline vai mais ao detalhe sobre a fragmentação de uma família, envolvi-me muito com o livro, inexplicavelmente.

      Um beijinho

      Eliminar
  3. Vou comprar!
    Desde que venho ao blog é uma desgraça,é livro atrás de livro.Lia um livro nas férias de verão e mais nada,é verdade que desde que descobri o Coben só descansei enquanto os li todos,mas o teu blog é que me está a desgraçar!!
    Comecei a ler O SEGREDO DO MEU MARIDO,vou +/- na pagina 100 mas não estou a gostar nada.Não me está a prender.

    Bjs.
    Mimi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Culpemos as editoras, elas é que publicam bons livros eheh
      Oh que pena não estares a gostar do Segredo do Meu Marido. Achei o livro tão intrigante... Vais insistir na leitura?

      Beijinho

      Eliminar