quinta-feira, 28 de abril de 2016

M. J. Arlidge - A Vingança Serve-se Quente [Opinião]

Sinopse: AQUI

Opinião: A Vingança Serve-se Quente é o 4º volume de uma série que já se tornou imprescindível na minha estante, do britânico M. J. Arlidge, dando continuação às obras primas do policial Um Dó Li Tá, À Morte Ninguém Escapa e A Casa de Bonecas. Estes livros, como tive oportunidade de referir várias vezes, surpreenderam-me não só pelo teor gráfico como pelas histórias muitíssimo bem arquitectadas. 

A Vingança Serve-se Quente não foge à regra: trama habilmente construída e pormenores macabros, organizados em capítulos curtos, são os ingredientes que tornaram esta leitura ávida, como tem sido recorrente nas história de M. J. Arlidge.

Por norma considero que um pirómano, o vilão deste livro, não é uma personalidade tão fascinante quanto os demais serial killers. O fogo posto, apesar de ser um crime qualificado, acaba por não ser tão ardiloso quanto o planeamento e execução dos crimes levados a cabo nos outros livros. Daí que estava algo reticente com este volume. Receios que se revelaram infundados, pois na minha opinião, o autor soube desenvolver a história com muito interesse e, acima de tudo, conjugou a parte psicológica do antagonista com grande credibilidade. 
O ponto chave da história assenta sobretudo neste ponto.

Atraiu-me particularmente a exploração das consequências dos fogos postos embora deva confessar que me tenha chocado que algumas personagens inocentes sucumbissem à morte quer por queimaduras ou complicações respiratórias devidas ao contacto com uma combustão.

Em adição à componente criminal, creio ser indiscutível a afinidade do leitor com Ellen Grace, a protagonista e inspectora da série, uma personagem que tem vindo a consolidar-se. Nesta trama, Charlie também tem um papel activo embora esteja diferente do que me recordo dela em Um Dó Li Tá. Creio que o autor conseguiu habilmente reproduzir as mazelas na sua forma de estar.
Agrada-me que as personagens mais marcantes sejam femininas quando o usual na literatura é que estas sejam masculinas.

O desfecho desta obra remete-nos para uma pista que poderá ser explorada no quinto livro do autor, publicado lá fora como Little Boy Blue. Escusado será dizer que estou ansiosa pela sua publicação em terras lusas.

Em suma, A Vingança Serve-se Quente é um livro intenso e viciante. Embora de temática diferente dos livros anteriormente publicados, consegue ser igualmente entusiasmante. A série não perde qualidade, o que me muito me agrada. Este autor tem um lugar cativo na minha estante.
Volto a reiterar a minha recomendação nesta série.

Dias 10. 11 e 12 de Junho, o autor estará na Feira do Livro de Lisboa e eu não poderei faltar, junto dos seus quatro livros, ansiosa por pedir um autógrafo bem como trocar algumas impressões com esta personalidade tão marcante no mundo do crime literário.


Sem comentários:

Enviar um comentário