segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

M. Night Shyamalan - Fragmentado [Opinião Cinematográfica]


OK, já há muito tempo que não escrevia nesta minha rubrica (muito amadora e parca em posts, convenha-se). A ver se em 2017 aposto mais nas minhas opiniões cinematográficas.
Desde o ano passado, em que vi o teaser de Split, o novo filme de M. Night Shyamalan, que tinha uma grande curiosidade em vê-lo. A semana passada participei em imensos passatempos na esperança de conseguir ir à antestreia- Mission unsucessfully - pelo que fui na quinta-feira, dia de estreia, ver o aguardado filme.

Antes de mais, gosto do trabalho do realizador indiano e tenho-o acompanhado desde O Sexto Sentido. Note-se que vejo apenas os thrillers dele, pelo que perdi O Último Airbender, e assim, a minha percepção restringe-se ao género que referi. O único filme que não gostei mesmo foi A Vila. Também o fora ver ao cinema e chorei o dinheiro dado pelo bilhete. Enfim, águas passadas...

Tenho visto ultimamente nas redes sociais a partilha do trailer do filme e creio que toda a gente sabe, mais ou menos, a premissa deste filme que tem a ver com um homem, que tem 23 personalidades, e rapta três raparigas. Uma delas é especial, a Casey. Durante a história, somos elucidados com flashbacks do seu passado e percebemos que ela é diferente das duas colegas que foram sequestradas. 

A história é muito interessante. Como sabeis, a área da Psicologia sempre exerceu um grande fascínio em mim, com ênfase nesta questão de múltiplas personalidades. Considero uma personalidade/ identidade, algo tão complexo que dificilmente concebo a ideia de várias no mesmo corpo. Não é tema que veja frequentemente retratado em filmes ou livros, pelo que a trama despertou-me um rápido interesse. Isto leva-nos ao aspecto que mais me impressionou no filme, sem sombra de dúvida: a actuação de James McAvoy. Desculpem a minha ignorância, eu nem sequer conhecia o autor mas, caramba, que papel! Embora a personagem tenha 23 personalidades vigentes e uma 24ª a emergir, as poucas identidades que surgem são tão diferentes entre si. Os trejeitos, a forma de falar e de vestir, tudo... parecem mesmo pessoas diferentes, embora interpretadas pelo mesmo autor. E senti medo. Medo de uma das identidades, a responsável pelo rapto das meninas. No outro extremo, senti uma adoração por Hedwig, o menino de 9 anos, que prima pela inocência. Uma característica que Dennis, claramente, não detém.
O actor não está nomeado para os Óscares ou qualquer outro prémio mas sinceramente acho que merecia ser valorizada esta estrondosa actuação que se destaca pela exímia individualização de cada personalidade.

Não sei se o realizador terá feito alguma pesquisa sobre a temática, mas achei deveras curioso que identidades diferentes que coabitem no mesmo corpo possam apresentar características tão diferentes quanto doenças específicas ou diferentes orientações sexuais.

O tempo passou sem que desse conta. A história engoliu-me. Ora fascinada com aquelas identidades que desfilavam perante o horror das três adolescentes, ora curiosa com a que seria a 24ª que brotava de McAvoy (já vos disse que fiquei impressionada com o autor? :) )

Nos filmes de Shyamalan, costuma haver uns laivos de sobrenatural. A fórmula manteve-se. Se gostei? Acho que teria sido mais interessante se a história se mantivesse no campo da lógica. Afinal de contas, o trato da Personalidade Múltipla acarretava já uma grande complexidade (e, embora sendo rara, é verosímil). Por isso, pessoalmente mudaria uns pequenitos pormenores e, por consequente, teria fechado a história de uma forma diferente não obstante ficar satisfeita com o desfecho. Até agrega uma interessante surpresa no final: a aparição flash de uma personagem conhecida da filmografia do realizador indiano. Fiquei, naturalmente, com uma vontade de revisitar as suas obras. 

Se recomendo? Sim, muito! Foi um filme que mexeu muito comigo e, apesar de o ter visto já há uns dias, teima em não sair do meu pensamento. Para mim, a par de O Sexto Sentido, Fragmentado é dos melhores feitos de Shyamalan.

Até ao próximo filme ;) 

5 comentários:

  1. Oi!
    Desde que eu vi o trailer desse filme, já fiquei bem interessada nele. Normalmente costumo gostar dos filmes do Shyamalan, então é mais uma fator a favor do filme.
    Gosto bastante de histórias com múltiplas personalidades e esse parece fugir um pouco do clichê. Acho o James McAvoy um ator muito bom também.
    Como aqui no Brasil o filme lançou essa semana e ultimamente está difícil ir ao cinema, então acho que terei que esperar o filme sair na internet.
    Você ter gostado também me anima ainda mais.
    Bjss

    PS.: Gosto demais do seu blog, principalmente porque o meu gênero favorito é o policial. E gosto de comparar os livros que já saíram ai e que aqui não, e vice-versa.

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Carolina! Obrigada por me teres escrito! Vou seguir o teu blogue ^_^ Quando vires o filme, apita para saber a tua opinião. Um beijinho grande de Portugal :D

      Eliminar
  2. Olá,

    Tenho mesmo de ver o filme :D deixaste-me super curiosa com a interpretação do actor. Por acaso, tenho-o "acompanhado" (durante uns anos o filme "Atonement" foi dos mais marcantes para mim), mas sempre achei que as personagens dele não diferiam muito. Afinal superou-se :D

    bejinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su! Vou seguir o James ;) Tens mesmo que ver este filme! Gostava de saber o ponto de vista de alguém que segue mais o trabalho do actor :) Beijinho grande

      Eliminar
    2. Olá,
      Acredito, para uma melhor comparação...
      ;D tenho de o ver ASAP!

      bejinhos

      Eliminar