terça-feira, 27 de junho de 2017

Raphael Montes - Jantar Secreto [Opinião]


Sinopse: Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.

Opinião: Antes de falar sobre a obra, devo ressalvar que este é o terceiro livro de Raphael Montes que leio. Entre Dias Perfeitos e O Vilarejo, a minha preferência recaiu para este último, um livro de contos mórbidos. Agora não tenho qualquer dúvida: ainda que não tenha lido Suicidas, Jantar Secreto é o meu preferido e entrou no pódio das melhores leituras deste ano.

Jantar Secreto é uma obra que, acima de tudo, testa a ética uma vez que o tema fulcral é explícito na sinopse, focando-se em canibalismo. A minha percepção imediata é que estaria perante um livro de humor negro. Afinal de contas, a forma como este é narrado, entre a acção propriamente dita, algumas cartas, uma conversa no Whatsapp (repleta de memes estupidamente engraçados) e até uma receita de culinária, indicavam-me que, provavelmente, o tema principal teria um trato pouco sério. Como estava enganada... à medida que a trama se desenvolvia, mais me sentia numa viagem infernal.

Devo confessar que, por ser um livro que revela imediatamente a sua natureza, temia que fosse previsível. Volto a ressalvar que estava enganada: Jantar Secreto é uma obra audaz, bizarra e chocante.

Tudo começa quando um grupo de jovens sai de uma aldeola no Paraná para irem viver no Rio de Janeiro. Dante, o narrador, Hugo, Miguel e Leitão pretendem frequentar a faculdade e dividir a renda e despesas de um apartamento. Quatro anos depois, Dante trabalha numa livraria, Miguel é médico, Hugo é chef de cozinha, não alcançando trabalhos melhores do que buffets. Leitão não vingou e, apesar dos seus inúmeros skills para a informática, está em casa a comer e a aumentar de peso.

Vou omitir a situação que fez com que os quatro amigos precisassem urgentemente de quase 25 mil reais (tive que ir converter em euros para tentar perceber quanto é que era a quantia que estávamos a falar) para pagar a renda que estava atrasada em 6 meses. E basicamente, situações desesperadas requerem medidas desesperadas...

No início achei as situações hilariantes, daí a minha percepção de estar perante um livro de humor negro. A introdução de Cora, a única personagem feminina com destaque, na trama; o primeiro plano do jantar e a preparação do mesmo, incluindo um contratempo que me fez bater na testa. O livro até então assentava sobre um mórbido humor. A partir daí os acontecimentos começaram a ficar mais tensos... o divertimento deu lugar à inquietação.

O que mais me chocou foi, sem dúvida, a caracterização pormenorizada de certos procedimentos relacionados com o corpo humano. Sendo um livro que tem como enfoque o canibalismo, estão mesmo a ver que tipo de descrições estou a falar, certo? E olhem que eu já evitava ir ao talho, acho que doravante ainda serei mais adversa ao local com aquelas imagens que se instalaram na minha cabeça e teimam em não sair...
Creio que posso generalizar, este é um livro bastante sensorial: visual nas descrições e olfactivo aquando a confecção das várias receitas servidas nos jantares secretos.

Apesar de não sentir grande afinidade pelas personagens, afinal de contas não concordei com as suas acções (e por consequente a situação criada por eles), creio que estes quatro rapazes espelham bem o que foi a crise económica que se fez sentir também no Brasil. Talvez aquele sentimento estóico de querer ser independente os possa desculpar das acções que tiveram e que desencadearam consequências irremediáveis. 

O epílogo é qualquer coisa de espectacular. Tem uma reviravolta nas últimas linhas que simplesmente nem quis acreditar. Tive que reler esta passagem e absorver aquela mensagem. Fiquei estupefacta (e note-se que o capítulo final é igualmente mirabolante).

Não há palavras que qualifiquem o meu estado de espírito no decorrer desta leitura que nem 24 horas durou. Simplesmente não conseguia parar de ler, ainda que Jantar Secreto seja de difícil digestão. Um livro que, pelo carácter explícito, apenas aconselho aos leitores com estômagos mais fortes. Literalmente.

4 comentários:

  1. Quero ler este livro.
    Tenho muita curiosidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que ler! A Cristina Gaspar terminou hoje e também amou ehehe

      Eliminar
  2. Olá Vera! Queria perguntar-te, onde posso encontrar este livro?Já andei à procura e não encontro. Pela descrição que fazes deve ser um livro muito bom. Neste momento, estou a ler A rapariga de antes. Estou a gostar bastante. Beijinhos Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hallo Inês! Long time no talk, como estás? Olha, manda-me pfavor um email para verovsky.meninadospoliciais@gmail.com que eu explico-te tudo :D Beijinho grande, boas leituras

      Eliminar