quarta-feira, 6 de junho de 2018

Porto Editora - O famoso faquir de Romain Puértolas chega ao cinema


O famoso faquir de Romain Puértolas chega ao cinema
A extraordinária viagem do faquir estreia a 14 de junho nos cinemas nacionais

A crítica foi unânime, também o foram os milhares de leitores. Com
A incrível viagem do faquir que ficou fechado num armário Ikea, Romain Puértolas revelou-se como a grande surpresa da literatura francesa atual, e a 14 de junho este seu romance de estreia chega finalmente ao grande ecrã com A extraordinária viagem do faquir, filme realizado por
Ken Scott e protagonizado pela estrela de Bollywood Dhanush.

A incrível viagem do faquir que ficou fechado num armário Ikea é uma aventura rocambolesca passada nos quatro cantos da Europa e na Líbia pós-Kadhafi, uma história de amor, mas também o reflexo de uma terrível realidade: o combate travado por todos os clandestinos, últimos aventureiros do nosso século. 

Sinopse: Ajatashatru Larash Patel, faquir de profissão, que vive de expedientes e truques de vão de escada, acorda certa manhã decidido a comprar uma nova cama de pregos. Abre o jornal e vê uma promoção aliciante: uma cama de pregos a €99,99 na loja Ikea mais próxima, em Paris.
Veste-se para a ocasião - fato de seda brilhante, gravata e o seu melhor turbante - e parte da Índia com destino ao aeroporto Charles de Gaulle.
Uma vez chegado ao enorme edifício azul e maravilhado com a sapiência expositiva da megastore sueca, decide passar aí a noite a explorar o espaço. No entanto, um batalhão de funcionários da loja a
trabalhar fora de horas obriga-o a esconder-se dentro de um armário, prestes a ser despachado para Inglaterra. Para o faquir, é o começo de uma aventura feita de encontros surreais, perseguições, fugas e aventuras inimagináveis, que o levam numa viagem por toda a Europa e Norte de África.

Sobre o autor: Romain Puértolas, de origem franco-espanhola, nasceu em Montpellier, em 1975. Levado pelas voltas do destino a Espanha e Inglaterra, foi DJ, professor de línguas, tradutor-intérprete, comissário de bordo e mágico. De regresso a França, trabalhou durante quatro anos como inspetor da polícia numa brigada especializada no desmantelamento de redes de imigração ilegal. Viciado confesso na escrita compulsiva, Puértolas fez a sua estreia no universo literário com A incrível viagem do faquir que ficou fechado num armário IKEA, publicado pela Porto Editora em 2014. Ainda antes do seu lançamento em França, o romance já havia conquistado mais de quarenta editoras estrangeiras, convertendo-se num fenómeno editorial mundial conhecido como «faquirmania». A menina que engoliu uma nuvem do tamanho da Torre Eiffel, o seu segundo romance, foi publicado também pela Porto Editora, em 2015.
Depois de ter exercido mil e uma profissões, Romain Puértolas decidiu dedicar-se por inteiro à escrita. Mas não foi nunca imperador.

Sem comentários:

Enviar um comentário