segunda-feira, 8 de junho de 2020

Stephen King - Elevação [Opinião]

Sinopse: AQUI

Opinião: Elevação é uma novela - um conto mais extenso - que se lê numa penada.
Numa primeira análise, diria que esta história tem a mesma premissa de um outro do autor, "Thinner" - escrito sob o pseudónimo de Richard Bachman - alicerçando-se sobre uma desenfreada perda de peso que irá resultar, obrigatoriamente, no anulamento do mesmo. O caso é verdadeiramente bizarro porque este peso só é perceptível na balança, não sendo notado a nível físico. É este o processo pelo qual passa Scott Carey, o protagonista, habitante da cidade idealizada por Stephen King, Castle Rock.

Pessoalmente temia que as narrativas fossem demasiado semelhantes e congratulo o autor por enveredar por uma história completamente diferente da de "Thinner", ainda que com o mesmo denominador comum.

Confesso que não sou particularmente fã de contos por achar, em grosso modo, que estes são subdesenvolvidos. Apesar de não ter sentido fragilidades no enredo, tão pouco na descrição de personagens, teria apreciado que a leitura se arrastasse por mais páginas. A escrita de King é cativante e única e estou habituada que os seus livros me acompanhem por mais horas.
A história de Elevação não é de terror, e creio que já li trabalhos bem mais fascinantes do que este em apreço, uma percepção que é muito pessoal uma vez que este é o género que prefiro e que me leva a ler as obras do autor, ainda que nem todas se categorizem como horror. Ainda assim, a trama é pautada por uma carga sobrenatural, aspecto comum às narrativas de King.
Portanto, no decorrer da leitura fui estabelecendo comparações com múltiplas obras que li do autor e que tenho em grande consideração. O título em apreço poderá muito bem servir para primeira experiência do autor, se bem que rapidamente enumero algumas sugestões bem mais desafiantes.

No que concerne à presente história, centrada na perda de peso de Scott e a sua relação com duas vizinhas, lésbicas, alvo de discriminação em Castle Rock. Tal como nas diversas narrativas do autor, há uma moral que se prende, no presente caso, com a aceitação da homossexualidade. Sendo este, um dos assuntos que estão na ordem do dia, a presente história não poderia ser mais actual, com o próprio autor a tecer algumas críticas ao governo conservador de Donald Trump.

A essência da obra é, de facto, de louvar, mas devo confessar que esta leitura não me satisfez tanto quanto outros livros, a título de exemplo, A Coisa, Misery ou a trilogia do Senhor Mercedes que vão mais ao encontro do que habitualmente procuro na literatura. É, volto a reforçar, uma percepção altamente pessoal.

Em suma, Elevação é um título que se lê numa assentada mas não creio que esteja ao mesmo nível que muitos outras obras suas que li anteriormente. Vejo este título como um aperitivo: os fãs do terror sentir-se-ão como eu, impelidos a ler quanto antes um título que realmente nos arrebate.


1 comentário:

  1. Sou suspeito pra falar pois o King é meu autor preferido. Gostei muito do livro, mas concordo que não se encontra entre os melhores do autor.

    ResponderEliminar