domingo, 26 de dezembro de 2010

Jo Nesbø - O pássaro de peito vermelho


Li metade deste livro (que é um calhamaço com coisa de 550 pags) no dia de Natal. E porquê? Porque este é daqueles livros que me cativou e prendeu-me a atenção, de modo a que quis logo saber como terminava.

De inicio estava reticente em iniciar esta leitura devido à sinopse que aborda o tema da 2a Guerra Mundial. Ora eu fujo da História como o Diabo foge da Cruz :P Especialmente contemporânea...
Mas com tanta insistência do Ricardo, de um colega da faculdade e do representante do grupo "Detetives Selvagens" do FB, lá peguei no livro...e adorei!

A fórmula que Nesbø usa para a sua narrativa são os dois momentos espaciais entrelaçados, um em 1944 nas trincheiras da 2a Guerra em Leningrado e a outra em 1999/2000 na Noruega. Resultou muitíssimo bem porque o leitor fica curioso em conhecer quais as personagens de 1944 no presente, o que lhes aconteceu e qual o desfecho.

A narrativa da guerra, ao contrário do que eu pensava, não é pesada e devo dizer que tornou-se interessante uma vez que conta também a relação proibida desde a enfermeira e o misterioso Uriah. Nesta parte da história, o autor dá a conhecer os soldados e desde logo, surge uma curiosidade em saber dos mesmos na actualidade.

Nos dias de hoje, a acção gira em torno de Harry Hole, um inspector da polícia com os seus fantasmas de alcoolismo e abandono, e desde cedo que criamos uma empatia com este personagem. A acção prossegue com a relação conflituosa de neonazis na Noruega, explorando o que o Homem consegue ser quando movido por ideias desde carácter. É assim que conhecemos o personagem de Sverre Olsen, muito controverso.
Será que este se liga ao homicídio de um ex-combatente de Guerra?
Uma a uma vamos conhecendo as personagens mais idosas e tentando correspondê-las ao tempo das trincheiras.

Devo apontar como ponto fraco o facto de que "O Pássaro de Peito Vermelho" ser o o 1º livro de Harry Hole traduzido na nossa língua quando na realidade, este já é o 3º escrito pelo autor.

Um livro cheio de nuances inteligentes, com muito suspense que eu recomendo vivamente! Estou desejosa de ler o segundo livro do autor, "Vingança a Sangue Frio"


7 comentários:

  1. foi a vingança, o livro q acabei de ler e foi pq ´e imparavel q vim pesquisar para saber de outros titulos do autor, para comprar. obg

    ResponderEliminar
  2. E o anónimo, que achou da Vingança? Eu gostei muito dos dois livros! Este Pássaro de Peito Vermelho tem um registo diferente, mas igualmente interessante!

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Vera! Quanto tempo!! Mês passado li esse livro que em portugues brasileiro foi traduzido como "Garganta Vermelha". Sim, é fantastico e deixa a gente querendo ler mais!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Raoni! Há tanto tempo! Como estás? :)
      Adorei este livro! Aliás, adoro o autor :D Leste-o recentemente? Garganta vermelha ;) Estou viciada nestes livros, agora quero começar o mais recente cá em Portugal, O Redentor :)

      Eliminar
  4. Olá Vera!
    Sou mais uma das (muitas!) seguidoras do teu blog. Descobri-o por acaso e desde então sempre que preciso de ideias venho espreitar as tuas sugestões. E claro que também fiquei fã dos policiais escandinavos! Pretendo começar a ler Jo Nesbo (já vi reviews bastante positivas) mas a minha investigação diz-me que a ordem cronológica dos livros tem início com "O Morcego", conferes?!
    Resta-me agradecer a tua disponibilidade em partilhar as tuas leituras e experiencias em cada livro! Mantém-te firme nesta tarefa! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Estrela

      Agradeço muito as tuas simpáticas palavras. O apoio dos seguidores tem sido uma motivação para continuar com o blog, por isso muito obrigada!
      É verdade, o primeiro livro da saga de Jo Nesbo é mesmo o Morcego. O segundo ainda não está publicado em Portugal e este é o terceiro.

      Obrigada novamente pela simpatia!

      Um grande beijinho e boas leituras

      Eliminar
  5. Acabei agora de o ler e sou um novo fã de Jö Nesbo. Impossível não gostar de Harry Hole. O único senão para mim, a quantidade enorme de personagens que com nomes escandinavos por vezes me confundiu sobre quem se estava a falar.

    ResponderEliminar