sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mary Higgins Clark - Do Fundo do Coração [Opinião]


Apesar de Mary Higgins Clark ser apontada como uma rainha do suspense e eu ter enveredado na leitura deste género há coisa de 3 anos, devo confessar que nunca tinha lido nada da autora, e está cá a parecer-me que a autora é inesquecível!

Ora nesta leitura denotei que Clark escreve de uma forma muito coerente e fluída, em capítulos pequenos, mantendo constante o nível de suspense e o desejo de ler mais e mais. A escrita é bastante acessível e a autora sabe prender e cativar o leitor.

Ao ler este livro, tive a sensação que estava a ver um episódio da série Lei & Ordem. Os pormenores ricos referentes ao mundo judicial faz-nos transportar para o tribunal onde assistimos ao julgamento de Gregg Aldrich, acusado de ter morto a sua esposa Natalie Maines.
O estranho da história é que ficamos em dúvida do porquê dessa morte, anos depois da melhor amiga de Natalie ter sido morta também, uma vez que ambas eram actrizes de sucesso.

Denotei uma apresentação bastante superficial das personagens, exceptuando a procuradora Emily Wallace. Praticamente não conhecemos nada da primeira rapariga morta e o que conhecemos da segunda é já post mortem. Os demais personagens, vulgo os intervenientes do julgamento ou mesmo a família da falecida, não me conquistaram em pleno, devo confessar.

Depois há um mistério em torno de Emily, uma vez que foi submetida a um transplante de coração e não se sabe a identidade do dador. Para complementar, existe uma história paralela do vizinho esquisito de Emily cujas intenções são descobertas ao longo da narrativa. Estes são então os dois elementos chave que o leitor está ávido de descobrir.

A história não deixa de ser interessante, todas as pontas soltas que são apresentadas durante a sua narrativa têm um elo comum que acaba por ser, de certa forma, surpreendente! Penso que deveria ter sido dado um ênfase, nomeadamente na questão do coração, pois o título (e o subtítulo) me induziram a fazer já um grande filme sobre isso, quando afinal nem o era...

O desfecho foi rápido de mais. Estava eu a 10 páginas do fim e todo aquele clímax deu-se como um raio, intenso mas demasiado acelerado, a autora podia ter debruçado em maiores pormenores e ter estendido a evolução dos acontecimentos. Também achei que as mortes de Natalie e Jamie poderiam ser explicadas de melhor forma afim de convencer totalmente o leitor.

Para finalizar, fico curiosa em conhecer as opiniões dos seguidores e fico satisfeita em conhecer os livros de MHC categorizados como os melhores, pois certamente que não vou perder a oportunidade de os ler.

Recomendo este livro sem reservas, constitui um bom momento de leitura.


4 comentários:

  1. Ena! Depois de ler esta opinião fiquei sem palavras p a minha... Sabes lá qts xs já escrevi e apaguei e voltei a escrever, há livros dificeis, pq ficamos c 2 sensações contrárias, pois neste caso eu simpatizei c a escrita da autora mas tal cm tu fiz um filme c a sinopse e depois a coisa ñ se veio a revelar cm eu tinha imaginado nem lá perto!...

    Já este ano me aconteceu o msm c "Uma questão de consciência" de Iank Rankin, depois fico aflita sem saber o q escrever pq ñ quero q as pessoas sejam induzidas em erro em relação a um livro só pelo q digo dele, cada um tem a sua opinião, e tu até podes gostar e eu ñ ou vice-versa.

    Esta coisa de nos sujeitarmos à critica ñ é fácil.

    Bom, haver se é desta q me inspiro p escrever definitivamente sobre o livro.
    Bejinhu***

    ResponderEliminar
  2. Marta eu nem acho que a opinião esteja alguma coisa de jeito...hihih gostei de ler o livro e fiquei com vontade de ler outros dela porque dizem que são melhores.

    Vou ficar à espera da tua opinião :) vai certamente ser inspiradora. Eu quando ando indecisa acabo sempre por escolher um livro baseado nestas opiniões, e as tuas eu confio bastante!

    beijinho e boa leitura!

    ResponderEliminar
  3. Oh ñ digas estas coisas! =\
    Já te disse q me deiixas aflita!...
    Eu gosto mto das tuas opiniões pela parte dos Policiais e das da Elphaba por parte dos romances, eu queria ser voces as 2 na escrita. =D
    Tens sempre jeito nas "curvas", deixas a vontade de ler o livro sem revelares o mistério de td, e aí é q está a sabedoria, às xs ñ consigo ter essa capacidade.

    Agora da autora vou ler "As rosas da morte", vamos ver se consegue realmente cativar-me.
    Obrigada pelo incentivo, espero q realmente seja desta e q os teus "pozinhos" me ajudem.

    Bejinhu***

    ResponderEliminar
  4. obrigada Marta, és uma querida! mas na realidade são blogs como o teu que me inspiram! o teu cantinho é fantástico, só entrar lá e ouvir música, é bastante agradável. beijinho e obrigada

    ResponderEliminar