terça-feira, 19 de abril de 2011

Maria Araújo Lima - Anástasis [Opinião]

A sinopse deste livro há muito me atraíra e devo confessar que, depois da experiência com o livro de António Trabulo, decidi-me a apostar mais nos autores nacionais. E o que dizer sobre a sinopse deste livro? Completamente aliciante :D Estas foram as maiores razões de ter escolhido este livro, e em nada me arrependo!

Ora vejamos... a acção passa-se em Londres. Susan Fletcher está internada num hospital psiquiátrico. Daqui depreendemos dois factos: Susan é uma personagem apática mas que consegue ter algum envolvimento com o leitor, simplesmente pelo facto da sua condição mental; desde as páginas iniciais do livro que se desperta alguma curiosidade em saber os motivos que conduziram esta personagem a um internamento de 2 anos num hospital psiquiátrico.

Mas não é só Susan a personagem que abarca o seu quê de segredos. O que terão a esconder o Dr Evans, o director do Hospital, Anne e John? Todas as personagens nos trazem desconfiança pelos segredos que escondem.

O livro desenvolve-se, dividido em duas histórias que decorrem em paralelo: temos, por um lado, capítulos dedicados a Susan e as suas interacções com as personagens familiares e amigas, sem no entanto saber que ligações há entre elas.
Outros capítulos dedicam-se a um caso estranho de homicídio nos Estados Unidos, sendo Frank Douglas, o detective inglês destacado para investigar o caso. A este homicídio se seguirão uns quantos outros crimes...

Achei que a história estava bem engendrada. Além de imprevisível, achei que o livro tinha algumas partes mais difíceis de digerir, como umas poucas cenas mais para o gore e outras de cariz mais psicológico, igualmente perturbadoras.

Para primeiro livro, penso que a autora esteve bastante bem. Mostra ter uma escrita fluída a apresentar um desenvolvimento coerente de ideias. No entanto achei peculiar a forma como apresenta algumas personagens secundárias em notas de rodapé, tornando-as meramente figurantes (quando a sua presença na acção até é considerável) e a mudança de cenário dentro do mesmo capítulo.

Um ponto positivo a ter em conta foi a introdução do tema das seitas secretas, que pessoalmente acho bastante interessante. A autora escreve sobre o assunto de uma forma crua, impessoal e assim, cabe ao leitor definir o seu próprio ponto de vista perante tal abordagem.

Adorei o desfecho! Senti-me como a primeira vez em que vi o filme Saw (o primeiro). Pensei "então como é que isto me passou ao lado?". Bastante inesperado e intenso! Tal como o subtítulo do livro nos diz, "A Verdade é uma Mentira". No entanto devo confessar que gostaria que tivesse sido aprofundado o desfecho da personagem John.

Não deixa de ser um bom livro, a estreia de uma autora nacional, que pode muito bem dar cartas novamente na literatura policial. Criativa, chocante, inesperada é esta leitura que recomendo sem reservas aos fãs do thriller.


10 comentários:

  1. Eu quero este! Vou procurar pra comprar!

    ResponderEliminar
  2. É bastante bom Sandra, vais gostar! :D

    ResponderEliminar
  3. Cara Verovsky :) Muito Obrigada pelo seu comentário tão bem explicativo.
    Não podia deixar de vir aqui alertar para o facto de o meu livro já não se encontrar à venda na FNAC. A verdade é que se trata de uma edição de autor, pelo que a venda ao público nas livrarias sempre foi bastante limitada. Assim, e no acaso de alguém estar interessado em adquiri-lo, peço pf, que me contacte através do email: anastasis.maria@gmail.com, ou do facebook do Anástasis:
    http://www.facebook.com/home.php#!/pages/An%C3%A1stasis/140334946000109.

    Obrigada, uma vez mais, pela sua análise,
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Maria, não tem que agradecer. Eu é que devo felicita-la pela qualidade da história e a envolvência desta com o leitor :) Eu fiquei viciada, li o livro em 2 ou 3 dias, está fantástico!

    Tudo a correr bem, e parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderEliminar
  5. Eu como fã do policial acho uma coisa fantástica a aposta de autores como a Maria na escrita deste tipo de literatura. Ainda não li o livro mas com esta excelente opinião da Vera, vou certamente ler, no entanto gostava apenas de dar uma opinião in advance: acho importante transportar a acção dos nossos policiais para o espaço português. O policial só por si continua a ter a conotação do estrangeiro pelo que acho que o devemos "aproximar" de todos nós.
    Parabéns Maria!
    Continua com as boas opiniões Vera :D

    ResponderEliminar
  6. No que diz respeito À minha parte estou babadissima! eu tento sempre ser sincera e recomendo sempre os bons policiais, claro que os pontos de vista são sempre diferentes, mas por exemplo em gostos literários acho que somos muito parecidas, daí que hajam outros tantos como nós, ávidos de livros com mistério, acção, que nos puxem para a história. O Anástasis deixou-me a ficar a pensar, gosto de livros assim, que me afectem. Não consegui ficar indiferente a certas cenas e a história está muito boa mesmo! E é portuguÊs, não esquecer de apoiar sempre o que é nacional!

    ResponderEliminar
  7. :D Fico contente que tenhas gostado :D
    Afinal temos o policial/thriller na mesma linha de conta. Tb pensei como tu, como me passou ao lado? looooooooool Gostei mt deste livro e espero sinceramente que a autora continue dentro desta linha. Mistério, crimes, seitas, e chegar ao final inesperado..... nhami. Sou suspeita pq adoro thrillers q envolvam religião :D

    Já leste Lisa T. Bergren? Tenho a tri por ler ainda, mas acho que as sinopses prometem.

    Bjocas, boas leituras e boa semaninha :D

    ResponderEliminar
  8. Mira este realmente está muito bom! e ontem terminei o Mr Clarinet :D tem algumas partes paradas mas as ultimas 150 paginas lêem-se de rajada!

    Essa Lisa já tive na mão...lol e pareceu-me bem :D o pior é que é difel...ou seja, livros em vias de extinção...humpf

    Beijinhos, boa semana e boas leituras :D

    ResponderEliminar
  9. Não podia deixar de vir aqui agradecer os comentários feitos em torno do Anástasis. Obrigada a todas! E já sabem, quem ainda não tem o livro (e esteja interessado) que entre em contacto comigo, através do email: anastasis.maria@gmail.com,
    ou do facebook do Anástasis:
    http://www.facebook.com/home.php#!/pages/An%C3%.
    Continuem a apostar na literatura portuguesa que eu farei o mesmo! :)
    Maria Araújo Lima

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pela simpatia Maria e pelo grande momento de leitura que proporcionou :) Espero influenciar muita gente a comprar este livro, que vale mesmo a pena!
    Cá espero por mais livros seus! Um grande bem haja

    ResponderEliminar