sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Divulgação Esfera dos Livros - Luís Manuel de Araújo: Os Grandes Faraós do Antigo Egito


Não é policial é certo. Mas não posso deixar de divulgar dada a minha paixão pelo antigo Egipto e a minha simpatia pelo autor!

Sinopse:
Durante mais de três mil anos, cerca de trezentos faraós sentaram-se no trono do Egito. Uns são conhecidos pelas suas obras ou batalhas que protagonizaram, como Ramsès II, ativo construtor é grande combatente, outros por serem fundadores de tempos novos ou por terem provocado grandes revoluções, como Ahmés ou Akhenaton, marido da bela Nefertiti que chocou ao imprimir um novo culto religioso à divindade solar, outros ainda graças ao legado funerário impressionante que chegou aos dias de hoje, como o de Tutankhamon, cujos feitos são poucos conhecidos mas o seu espólio, encontrado intacto no Vale dos Reis, é famoso. É a extraordinária história destes homens de poder que o egiptólogo Luís Manuel de Araújo nos conta, de forma cronológica, nesta obra original e única. Amplamente ilustrado, baseado numa investigação e estudo aprofundado da realeza egípcia, Os Grandes Faraós do Antigo Egipto, relata a história das trinta dinastias, destacando 30 dos mais famosos e conhecidos reis do país do Nilo. Através destes homens viajamos pelo Império Antigo, o Império Médio e finalmente o Império Novo, numa viagem pela longa e curiosa história da civilização egípcia.

Sobre o autor: Luís Manuel de Araújo é doutorado em Letras (História e Cultura Pré-Clássica) pela Universidade de Lisboa, sendo licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com estágio de pós-graduação em Egiptologia na Faculdade de Arqueologia da Universidade do Cairo em 1984-1985. É professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e orienta teses de mestrado e de doutoramento na área de História Antiga (Egiptologia). Participa regularmente em congressos, encontros, seminários e jornadas arqueológicas, apresenta conferências em Portugal e internacionais, sendo de sublinhar, entre outras, a participação em congressos de Egiptologia realizados no Cairo. Pertence a várias associações e colaborou com muitos artigos no Dicionário do Antigo Egipto, Lisboa. Conduz anualmente visitas de estudo ao Egipto desde 2000 (com grupos da Faculdade de Letras de Lisboa). Tem publicados doze livros, entre os quais se destacam Antiguidades Egípcias (esgotado); Estudos sobre Erotismo no Antigo Egipto (esgotado); A Coleção Egípcia da Universidade do Porto, 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário