domingo, 27 de maio de 2012

Donato Carrisi - O Tribunal das Almas [Opinião]

No Verão de 2010, a Porto Editora publicou o promissor livro de estreia de Donato Carrisi, Sopro do Mal, aquele que viria constar na lista dos "Melhores Thrillers que alguma vez li". Muito aguardava por uma sequela ou uma segunda obra do autor, que surge dois anos depois sob a forma deste O Tribunal das Almas, um livro completamente independente do romance de estreia do autor.

A capa e contracapa, misteriosas e dignas de um verdadeiro filme de terror, deixam antever um conteúdo que lhe faz jus. Vamos então por partes:
O Tribunal das Almas nada tem a ver com Sopro do Mal, a começar pela própria estrutura. O autor desrespeita a ordem cronológica e relata acontecimentos ora "Um ano antes", ora uma contagem decrescente que terá início "Quatro dias antes", alternando por várias cidades Paris, Roma, desrespeitando os limites europeus, difundindo a acção para países mais longínquos. Este desfasamento temporal pode inicialmente confundir o leitor mas intensifica a premissa que nos faz indagar "O que terá acontecido para tornar esta data tão marcante?"

Apesar destes invulgares intervalos temporais, o registo de escrita do autor é, como já tinha apurado no seu romance de estreia, fluída, desprovida de elementos gráficos mas rica em pormenores relativo às personagens e principalmente aos cenários (auferindo-lhes um caracterização rica em detalhes arrepiantes). Carrisi é também argumentista, factor que abona a favor de uma invulgar mas opulenta capacidade descritiva de cenários por parte do autor. Um aspecto curioso: Carrisi resgata a personagem do romance de estreia Mila Vasquez, numa aparição flash.

Inicialmente o autor opta por narrar uma intervenção de uma equipa de emergência médica que socorre um homem cujo peito tem tatuado “Mata-me”. Rapidamente a acção diverge em duas subtramas paralelas que se desenvolvem simultaneamente, cujos protagonistas são extremamente complexos. Atormentado pela amnésia, Marcus tem uma cicatriz na sua têmpora, mas não sabe exactamente como a terá feito. Pior, ele não se lembra de nada do seu passado, sabendo apenas que é um sacerdote. Por sua vez Sandra é uma mulher abalada pela recente perda do marido mas com um talento excepcional na interpretação de sinais ocultos nas cenas de crime.
Sandra e Marcus cruzam-se em Roma, enquanto perseguem pistas diferentes. Lara, uma estudante, foi sequestrada. Para salvá-la, Marcus deve descobrir o que aconteceu. E, melhor ainda, resolver outros enigmas que o sequestrador deixou no seu caminho. Contudo esta pesquisa levará a mais assassinatos...

Muitos dos detalhes da acção actual conectam-se a uma série de homicídios que ocorreram em anos anteriores, às mãos de um macabro serial killer, sob a forma da caçada: o caçador misterioso que busca incessantemente a sua presa.

Achei consistente que o autor tivesse escolhido a cidade de Roma como cenário deste conflito entre o bem e o mal, que se insere numa vertiginosa corrida contra o tempo para salvar Lara. Não é que conheça a cidade, mas o autor consegue introduzir um certo quê de noir à cidade, enfatizando um cenário gótico que funciona quase como uma antítese se tivermos em conta que o Vaticano fica em Roma.

Como já tinha constatado em O Sopro do Mal, Carrisi conseguiu surpreender-me não só ao longo da narrativa mas também com um excelente final, simplesmente arrebatador, descortinando todos os segredos que foram sequencialmente aparecendo.

O Tribunal de Almas é um thriller intrincado, cuja particularidade da já mencionada multiplicidade de espaços temporais adensa ainda mais a intensidade da trama. Uma sucessão de acontecimentos aparentemente sem ligação constituindo subtramas paralelas enigmáticas, vários homicídios por explicar, ordens religiosas com revelações misteriosas e personagens extremamente complexas constituem as bases de um enredo muitíssimo bem conseguido e que não irá desiludir o mais ávido do leitor.

Um livro que se debate sobre as várias facetas do mal, apresenta-se como uma verdadeira reflexão sobre vingança e culpa na ausência de justiça humana e divina. Vai deixá-lo preso até terminar a sua leitura. Uma obra que não sairá da sua cabeça… Recomendo não só este livro, como principalmente a magistral obra de estreia, Sopro do Mal. Imperdível!

11 comentários:

  1. Menina, adoro o Donato Carrisi. Infelizmente aqui no Brasil ainda só temos o primeiro livro dele, que foi publicado com o título de "O Aliciador". É a nossa versão do seu "Sopro do Mal".

    Carrisi é fantástico e se este novo livro for tão surpreendente quando o primeiro, sei que vou adorar.

    Espero que logo, logo ele seja publicado aqui.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Isabel, aqui em Portugal esperámos 2 anos... uma longa espera :)) Há quanto tempo foi publicado o Aliciador? Muito bom livro, esse foi um dos meus favoritos, não me canso de dizer :))

    Beijinho grande, boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Aqui, O Aliciador foi publicado em 2010. Então, já que aí demorou 02 anos para sair o segundo, estamos dentro do prazo. :)
    Tomara que publiquem logo. Estou ansiosa para ler mais uma obra do Carrisi.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Hum... cheio de água na boca com esta tua opinião Vera!
    Não sei quando... mas vou decididamente ler este livro.
    Sempre pensei que a Mila Vasquez voltasse agora com uma nova investigação.(bem mas pelo menos volta por breves momentos.)
    Gostei bastante da opinião, bem construida, muito precisa e sem revelar muitos pormenores.
    Já leste "Tempestade" e "Messias" de Boris Starling?

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelo elogio Nuno!
    Apesar de ser diferente do Sopro do Mal, é um livro muito interessante. Também sempre pensei que o autor fosse pegar na Mila Vasquez mas ela faz mesmo uma aparição muito flash.
    Esse autor (Boris Starling) não conheço, recomendas? Se sim já sei que são bons livros, afinal de contas foste tu que me recomendaste o Ultimo Acto em Lisboa, um dos melhores que li este ano ;))

    ResponderEliminar
  6. geeeeenteeeeeee euu sou apaiixonada peelooos liivros do Donato

    louca pra veer maiis *---------*

    ResponderEliminar
  7. Ah, Vera, outro fã do 'Messias'... tens de seguir os nossos conselhos!

    Vasco
    http://vascoricardo.blog.com

    ResponderEliminar
  8. Pois! Eu bem que já andei à procura mas só encontro em versão bolso :( vou procurando a ver se aparece em versão standard ;)

    Beijinho e obrigado pela sugestão Vasco :D

    ResponderEliminar
  9. Ando eu agora às voltas com o Donato Carrisi muito bom mesmo...

    ResponderEliminar
  10. Acabei de ler este livro, e o achei espetacular, gostei muito; um livro complexo com uma história intensa e muito boa; mas ainda prefiro O Sopro do Mal, que ainda acho o melhor livro policial que li até agora.

    Maurilei.

    ResponderEliminar
  11. Li O aliciador e agora estou lendo Tribunal das almas. Espetacular...

    ResponderEliminar