segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sylvia Day - Rendida [Opinião]

Rendida é o primeiro volume da série erótica Crossfire de Sylvia Day, da chancela da Porto Editora, 5 Sentidos, exclusivamente dedicada ao tão actual romance sensual.

Após tanto ter ouvido falar neste livro, e depois de o ter lido, ávidamente num dia, a minha impressão final é a seguinte: achei que são várias as semelhanças com a famigerada trilogia Cinquenta Sombras de Grey, mais concretamente com o primeiro volume.
Ora vejamos: Anastasia e Christian conhecem-se no emprego, Eva Tramell e Gideon Cross também; Christian tem um tenebroso passado bem como Gideon. E mais... não é no primeiro livro que a autora (tanto James como Day) desvendam estes traumas que assolam a infância do(s) protagonista(s) masculino(s).
Christian é multimilionário, possuindo empresas das mais diversas naturezas. Que coincidência... é que Gideon também! Chistian não era dado a sentimentos e os casos que foi tendo, não foram mulheres com quem ele tivesse vontade de passar a noite. Ahhh que curioso, acontece o mesmo com Gideon!
A cereja em cima do bolo? Mr. Grey é dominador... e imaginem lá como é o Mr. Cross? Ora que surpresa, é dominador também (ainda que mais discreto). E sim, o termo é dominador e não dominante como é figurado no livro...
E a idade de ambos? 28 anos (personagens masculinas, dominadores, lindos de morrer, multimilionários) que nasceram no mesmo ano. Deveras impressionantes estas coincidências..

No meio de tantas (assombrosas) semelhanças, a autora não ia plagiar E.L. James, até porque nos agradecimentos, refere-se a esta como uma fonte de inspiração. Embora peque pelos contornos irremediavelmente parecidos, Rendida acaba por se destacar por ser uma história mais coesa, o que se estende para os personagens.
Sylvia Day opta por munir a personagem feminina Eva, de uma forte personalidade. Ela tem um melhor amigo, bissexual, Cary Taylor (aqui aponto para a redundância do nome, visto que Taylor era o segurança do 50 Sombras), amigo este comparável à Kate, com o papel de aconselhar a melhor amiga. Por ser um homem bissexual, também este (embora sem grande protagonismo na trama) consegue dar um toque diferente e de certa forma acaba por complementar a já complexidade auferida aos protagonistas.

Não quero de todo, fundamentar a minha opinião de Rendida com as comparações que fui colhendo ao longo da leitura do livro. Mas quer queiramos, quer não, até os nomes das personagens são familiares. Tramell é o apelido de Catherine, em Instinto Fatal, uma mulher enigmática e à vontade com a sua própria sexualidade que acaba por, de novo, ser uma quase faceta da protagonista Eva. Esta não tem qualquer pudor com o NAP (namorado a pilhas), embora pareça contraditório se se tivermos em conta o seu passado também ele tenebroso. Sim, aqui a personagem feminina também tem uns segredos do passado, e que são desvendados ainda antes de sabermos os de Gideon.
Este é dominador, embora muito dissimulado, mas é daquele tipo de homem que gosta de ter tudo sobre controlo, inclusivé as relações. É mais directo e chocou-me particularmente a forma como se dirige a Eva num dos primeiros contactos que as personagens têm.

Houve um aspecto que me irritou, não sei se pela minha filosofia de vida, mas a verdade é que não conheço ninguém que opte por terapia de casais após dias de namoro (mas será mesmo namoro ou uma relação de exclusividade sexual?)
De qualquer das formas, não quero de maneira nenhuma pôr o Grey num pedestral pois no meio de tantas comparações ou ameaças iminentes ao plágio, reconheço aqui uns aspectos bastante positivos para Rendida. Esta história encontra-se muito melhor escrita, não tendo que a autora recorrer à repetição (nem à irritante deusa interior). A história, construída sobre alicerces mais sólidos bem como as personagens que no presente caso, são dotadas de uma maior complexidade, uma vez que há evidentes traumas infantis quer em Eva Tramell quer em Gideon Cross, que condicionam os "estilhaços" nas suas próprias personalidades.

Gostei do magnifico cenário de Manhathan e o glamour que a cidade transmite. Um cenário extremamente propício para a luxúria que imediatamente se apropria entre o casal.
Como já era expectável, as cenas sexuais abundam e são verdadeiramente explícitas sem cair no ordinário. A autora descreve os actos com uma sensualidade muito própria, aliando a um uso da linguagem cuidada, exceptuando o recorrente verbo em calão sinónimo de coito.

Em suma, talvez tivesse apreciado mais Rendida se não tivesse lido anteriormente a trilogia de Grey. No entanto, foi um livro que gostei, como confesso gostar destes recentes romances sensuais. Apenas gostaria que a história fosse um pouco mais original e saísse dos moldes já explanados pela E.L. James. No entanto, e volto a salientar, esta é uma trilogia que tem muito potencial devido à melhor caracterização das personagens bem como os alicerces que sustentam a história, e que para mim, são bastante sólidos.
Estou expectante com a publicação dos próximos volumes pois quero muito acompanhar o resto da história entre Eva e Gideon.



24 comentários:

  1. Boa Tarde ,

    Gostaria de Saber quando sai o segundo volume da coleção Crossfire da Autora Sylvia Day, omeu email é o lmcostajesus@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Olá, boa tarde!

    Entrei em contacto com a editora afim de saber a resposta a essa pergunta, assim que souber digo alguma coisa ;)

    Votos de um bom ano!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vera!
      Quero dar-lhe os parabéns pelo seu artigo de opinião sobre Rendida, aqui publicado. Está extremamente bem escrito , conciso e apelativo, numa análise/crítica muito bem conseguida e com as três características-chave que, em minha opinião, formam uma crítica literária de qualidade: clareza, imparcialidade qb e objetividade. Nasceu para isto! Quanto ao segundo volume desta trilogia, tenho o prazer de (vos) informar que "já está nas impressoras" (e sairá certamente nos próximos dias. E o terceiro(e último sairá por bandas de Abril, Maio. Um grande beijinho e boas leituras!
      Claudia Ramos (tradutora de Rendida)

      Eliminar
  3. Olá Cláudia!

    É um prazer falar consigo! Fico mesmo muito feliz que tenha gostado da crítica. Parabéns pelo seu trabalho, uma tradução meticulosa, sem que tenha encontrado gaffes ou outros erros que infelizmente são recorrentes e acabam por distrair a leitura.
    Rendida foi para mim, uma leitura que foge aos moldes dos meus hábitos literários (como se pode constar pelo título do blogue) mas confesso que gostei mesmo muito! Fico a aguardar com muito entusiasmo o lançamento do segundo, que certamente não irei perder!

    Um grande beijinho, obrigado pelas suas palavras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Vera, eu costumo dizer «pagam-me para traduzir certos livros... mas teriam de me pagar o dobro para os ler».LOL! Isto para dizer que este tipo de literatura também não é de todo a minha praia (também amo policiais, por exemplo). Mas é trabalho e tem de ser feito com igual rigor e qualidade, certo? Quando ler aqueles que eu já prometi oferecer-lhe, a saga Wallflowers, da Lisa Kleypass, passada no Sec XIX e com uma carga erótica bem mais contida e subtil, vai certamente gostar muito mais. E perceber a diferença! E aqui para nós "que ninguém nos ouve", ainda bem que este género é a praia de tanta gente. Felizmente para a Editora e, não posso negá-lo, também para mim! Um beijinho e até breve!
      Claudia ´Ramos

      Eliminar
    2. LOL Cláudia! Eu nunca pensei que fosse ler um romance erótico e agora, por vezes leio. São umas leituras tão frescas, tão fáceis, tão excitantes... Porque um policial é pesado, fecho o livro e penso naqueles crimes, na investigação... Nestes livros, vive-se também intensamente, mas de forma apaixonada. São os livros perfeitos para sonhar!

      Estou muito curiosa em ler a saga Wallflowers e viajar ao ambiente do século XIX :) Obrigado uma vez mais! Um grande beijinho e sim, até breve :)

      Eliminar
  4. Gostei bastante da tua opinião, Vera!
    Eu tambem gostei bastante deste livro e estou ansiosa pela continuação :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Devorei este livro em apenas um dia,e gostaria imenso de saber quando sai o segundo livro. Quando souberem por favor comuniquem. Please!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Vera Silva, minha homónima :)

    Está previsto o segundo agora para Fevereiro. Vê o post acima, da Cláudia Ramos, a tradutora da saga, que informa que depois o terceiro será lá para Abril, Maio.

    Está quaseeeee! Estou (estamos) ansiosas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu li durante a noite de ontem a versão Brasileira e AMEI!!! Mas nada como ler a nossa versão, espero que saia rapidamente, senão ainda me dá uma coisinha má!!!

      Ansiosas é favor... :)

      Mal saia e saibas avisa please!!!

      Eliminar
  7. Boa Tarde sabe se já está á venda o 2º livro?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Olá!

    O 2º livro ainda não o vi à venda, nem me chegou a divulgação do mesmo. Vamos aguardar que não deve faltar muito :)

    ResponderEliminar
  9. Ainda bem que encontrei este blog!!! Pelo que vi temos mais ou menos gostos literários!!! tambem adoro um bom policial!! se bem que ultimamente tenho estado mais virada para o genero de 50 sombras de grey e rendida!! e espera ansiosamente o segundo livro!! leiam tambem "o inferno de Gabriel" muito bom tambem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Anónimo, deduzo que seja uma anónima :)

      Eu é que agradeço! Estou a ver que sim, muitos gostos em comum! Nem me digas nada, adorava ler esse Inferno de Gabriel :D Há de ser uma das próximas compras. Sim, é que ler um livro destes desenjoa e levanta o ânimo para mais crimes! Ainda bem que me compreendes :D

      Um grande beijinho, boas leituras

      Eliminar
  10. Boa tarde... O livro Refletida o segundo da série Crossfire, sai dia 4 de Março... Eu já o encomendei... Quem quiser mais informação que vá ao site da Wook!!!

    Eu também li o Inferno de Gabriel, mas não gostei muito sinceramente :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera!

      É verdade, também já vi :D Finalmente!
      O Inferno de Gabriel não? Estou curiosa com esse, o Porque és Minha e o Na Cama com um Highlander ehehe

      Beijinho, boas leituras!

      Eliminar
  11. Boa noite! Gostei imemso dos vossos posts! Adorei a triologia da ELJames, e penso sinceramente que estou a gostar mais desta triologia da Sylvia Day, (Vou esperar para ler o terceiro livro e ver que voltas e surpresas vao ser adicionadas)mais concisa, bem escrita, profunda!!!! Inferno de Gabriel é um excelente livro, aconselho a todas, ja o "porque es minha" , detestei! Mal escrito, má historia, completamente desiludida!!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Olá. Também li o cinquenta sombras e os dois livros de sylvia day,estes últimos podem estar com uma melhor escrita com melhor história mas as semelhanças são muito grandes o que não me agradou particularmente.
    As cenas sexuais de Sylvia Day, para mim, não são tão excitantes como as de E.L.james.
    Gosto imenso deste género de livros.Já li os dois livros da saga de Eva e Gideon e espero ansiosamente o terceiro.
    Boas leituras

    ResponderEliminar
  13. ola a todos...keria perguntar se alguem sabe o nome do 3º livro da trilogia de Sylvia Day....ja li os dois primeiro e estou ansionsa pelo 3º...Claudia sabes knd vai sair por acaso?
    Adorei o Cinquenta Sombras mas este de facto embora tenha muitas parecenças tem uma historia.... mt mais bem escrita...fiko a espera de resposta..

    ResponderEliminar
  14. OLA.
    Tenho 15 anos e já li a trilogia de 50 Sombras de Grey, sei que não é para a minha idade, mas numa tarde sem nada para fazer fui á biblioteca e o primeiro volume das 50 Sombras chamou.me a atenção, assim comecei a ler e quando dei por mim, não consegui deixar de ler com tanta curiosidade.
    Ontem acabei de ler o terceiro e ultimo livro da trilogia e gostava de continuar a ler livros parecidos ou do mesmo assunto que o das 50 Sombras.
    Gostaria de saber se a trilogia de Sylvia Day é muito parecida com as 50 Sombras ou remetesse para outra historia?
    Obrigada
    Adriana Cruz

    ResponderEliminar
  15. Olá homonina....

    Sabes por acaso quando sai o 4º livro??? Já está a ser demasiado cansativa a espera. No Brasil sai agora dia 18 de Novembro... Mas cá não consigo descobrir nenhuma data..

    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá homónima :) Tudo bem ctg? Ohhh desculpa mas também não sei,,, :( Vou ler o segundo daquela série erótico-histórica, esses tb são giros. Já experimentaste?

      Eliminar