quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Vasco Ricardo - O Diplomata [Opinião]


Depois de ter lido A Trama da Estrela, foi com bastantes expectativas que aguardei este Diplomata do escritor Vasco Ricardo. Desde já agradeço a sua disponibilidade em ofertar este exemplar que li praticamente num dia.

Num registo completamente diferente do seu romance de estreia, o Diplomata é um poderoso thriller que se debruça sobre a temática de conspiração. Já assumi publicamente que este não é o meu tema preferido, mas a forma como Vasco Ricardo o expõe é deveras empolgante, daí a ávida leitura.

A estrutura do livro é extremamente envolvente e regista-se sob a forma de duas narrativas, que inicialmente aparentam ser independentes. Por um lado a vida de Gabriel, um diplomata oriundo dos Estados Unidos, extremamente profissional e dedicado a questões políticas mas ao mesmo tempo um pai e marido extremoso. Ele tem uma faceta desconhecida, a de matar homens. Mas a escolha dos assassínios não é aleatória e os motivos desta, desvendados à medida que a história se desenvolve, tornam a narrativa particularmente interessante.
Por outro lado, a negrito e narrado na primeira pessoa, retratos de uma infância cruel, numa aldeia regida pela ditadura e onde escasseiam alimentos, água e conforto, condicionando toda uma vida em sociedade que, felizmente, é uma realidade desconhecida para nós.

Existe claramente uma notória evolução entre a Trama da Estrela e este Diplomata. Ou talvez seja o meu gosto pessoal, que se inclina para este tipo de livros. Em particular, este agradou-me muito não só pela história e a temática que aborda como os flashbacks a negrito, que achei extremamente emocionantes e realistas.
Uma coisa é certa: o autor é extremamente versátil. A Trama da Estrela é narrada com uma escrita mais juvenil, uma imposição das personagens que, passo a relembrar, eram adolescentes. O Diplomata é munido de uma escrita mais madura, até porque o protagonista é um personagem bem mais complexo do que os jovens Dana, Rohan e Mark.
Não obstante, a Trama da Estrela que diria estar destinada a qualquer público, pelas razões anteriormente apresentadas, O Diplomata sugere um público alvo: os apreciadores de thriller e policial.

Porque está provado que a ficção nacional está ao nível em termos de qualidade dos policiais estrangeiros, esta é a minha sugestão: O Diplomata. Emocione-se com uma dura infância no meio da censura e com o fortíssimo poder da vingança, um dos sentimentos mais intensos que o ser humano experiencia. Felicito o autor Vasco Ricardo pelo seu dom da escrita que se traduziu num momento de leitura extremamente plazeroso.
Aguardo com muitas expectativas pela terceira obra do autor. Gostei muito!

2 comentários:

  1. Eu tb gostei, muito face à versatilidade e naturalidade em como os acontecimentos vão decorrendo ao logo deste thriller,efectivamente ,bastante diferente do "A Trama da Estrela", anteriormente editado. Devorei-o penso num ou dois dias.Excelente forma de escrever k prende o leitor da primeira à última página.
    Recomendo vivamente a sua leitura.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso ando curiosa com este livro e se ainda para mais referes que é para os apreciadores de thriller e policial ainda fico mais com a pulga atrás da orelha como se diz :)

    ResponderEliminar