domingo, 15 de junho de 2014

84ª Feira do Livro de Lisboa [Rescaldo]

Ora bem, termina hoje (e deixará saudades) mais uma feira do livro. Este ano não fiz os posts de compras a cada vez que ia pois a contenção obriga a que estas tenham sido menos. Ainda assim não deixei de trazer mais dois para a minha colecção de Sangue Fresco e, visto que me estou a iniciar na J.D.Robb. outros dois desta. Foram em Hora H, exceptuando um deles no alfarrabista. Vá, o estrago não foi muito grande!
Eu leio em qualquer lado e aproveito a minha viagem para o trabalho para adiantar mais umas páginas. Eis que na semana passada esqueci-me do meu livro. Desnorteada, sem companhia de viagem, comprei A Passagem e comecei logo a ler. Rapidamente me viciei naquela história pelo que não pude deixar de comprar A Passagem II em hora h a um bom preço.


Este ano a FLL foi especial pois fui convidada a participar numa tertúlia, chamada Livros na Estrato(Blogo)esfera. Uma conversa bastante interessante em que se abordou maioritariamente o tema do poder de divulgação dos blogues. Os autores Pedro Garcia Rosado, Afonso Cruz e Tânia Ganho participaram nesta agradável troca de ideias e por ter gostado tanto deles, fiquei curiosa em conhecer as obras de Ganho e Cruz. O tema da literatura policial foi ligeiramente debatido, pudera, não estivesse lá a menina dos policiais e o mestre do thriller português, Pedro Garcia Rosado.


Dia 13 de Junho rumei novamente à feira do livro para participar numa tertúlia policial no picnic literário. Desta vez emparelhei com o autor Nuno Nepomuceno e alguns amigos juntaram-se à conversa. Foi bastante agradável e mais uma vez, gostei bastante de rever algumas bloggers que por lá passaram.
Um outro momento memorável foi voltar a rever as relações públicas de diversas editoras! Alguns tive o privilégio de trocar impressões pela primeira vez e gostei imenso de conhecer quem está por trás de tantos emails trocados. 

Por falar em conhecer pessoas, por intermédio de um grupo no facebook, o dos livrólicos anónimos, este ano organizaram-se alguns encontros de pessoas com a mesma paixão que eu tenho pela literatura.


Ontem atrevi-me a ir à feira mesmo com este calor abrasador. E por causa de um autor, Donato Carrisi. O autor do Sopro do Mal, um dos melhores livros que alguma vez li, é bastante simpático e em conversa mediada pelo tradutor, percebi que assinou um contrato com a FOX para que seja realizada uma série baseada nos seus livros. Em Itália acaba de sair a continuação d´O Tribunal das Almas e eu estou ansiosa que seja traduzido para português! Uma curiosidade: em Itália os policiais são conhecidos por giallo, que significa amarelo. Normalmente as capas dos livros deste género têm esta cor. Curioso, hein?

Fica para a posteridade a foto com o autor, o desejo que o mesmo retorne ao nosso país e o autógrafo (depois deste me ter dito que tinha pensado numa personagem com o nome de Vera para o próximo livro e que esta seria uma vítima).



5 comentários:

  1. Tive muita pena de não ter ido ao encontro onde participaste, Vera!
    Acho muito interessante esse encontro de bloggers que referiste. O que eu gostava mesmo era de formar um clube de leitura só com livros policiais. Não sei muito bem se seria viável, nem onde teria lugar, mas gostava mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb tive pena que não fosses UmaMaria, que gostaria de te ter conhecido. Acho a tua ideia espectacular! Podíamos tentar organizar uma coisa desse género, que achas? Tb és de Lisboa ou arredores?

      Eliminar
    2. Sou de Lisboa, sim.
      Talvez se arranjássemos o patrocínio de alguma biblioteca, quem sabe? A melhor seria mesmo a do Palácio Galveias que fica no Campo Pequeno e é um sítio central com Metro e tudo.

      Eliminar
    3. Então porque não arranjar uma data e divulgar um evento desses? :D

      Eliminar
  2. Foi a melhor feira do livro de sempre!!!

    ResponderEliminar