sábado, 14 de junho de 2014

Megan Maxwell - Pede-me O Que Quiseres ou Deixa-me [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Pede-me o Que Quiseres ou Deixa-me é o derradeiro volume que encerra a minha trilogia de eróticos contemporâneos favorita, sucedendo-se a Pede-me O Que Quiseres e Pede-me o Que Quiseres Agora e Sempre. Confesso que irei ter saudades de Jud e Eric mas algo me diz que ainda iremos ter uma surpresa. Sim, porque em Espanha, a trilogia estende-se com um livro, protagonizado por Bjorn, o amigo alemão de Eric.
Pela primeira vez senti algo que até então só acontecera com autores policiais: uma vontade indescritível de ler este volume. Penso que este sentimento se deveu ao facto de em Março ter conhecido a autora e ficado verdadeiramente fã da Megan Maxwell, da sua simplicidade e simpatia para com os seus leitores.

Posto isto, passemos ao que realmente interessa. Aparentemente neste terceiro volume, a relação de Jud e Eric amadureceu. Bem, ainda que com a limitação dos ciúmes. Digamos que dentro destes moldes, o presente livro acaba assim, por ser seguimento muito desejado do livro antecessor. As passagens de cariz erótico continuam bastante quentes e atrevidas, referindo práticas que ainda vão além dos que já conhecíamos dos livros anteriores. Não é, portanto, um livro monótono em que as cenas de sexo se sucedem. Há profundidade e audácia nas mesmas e mais importante é a forma como as personagens estão veiculadas aos sentimentos.
Ainda assim, achei que estas cenas encontram-se em menor número se tivermos em consideração os livros anteriores. Pede-me O Que Quiseres ou Deixa-me explora a história das personagens, não se cingindo aos protagonistas. Cada vez mais os restantes intervenientes têm um papel mais vincado, e neste último livro em concreto, também a irmã da protagonista vê-se a braços com um romance e os amigos Dexter e Graciela. Já para não falar de Bjorn...

Como referi, esta trilogia é muito mais do que uma série de eróticos. Existem valores morais que são transponíveis para a leitora, nomeadamente no segundo e terceiro livros em que é evidente a forma como o núcleo Eric, Judith e Flyn protagonizam cenas emocionantes e familiares que falam de amor, carinho e aceitação.
Profundidade esta também constatada nas personagens. Já mencionara anteriormente que acho a Judith hilariante! Por inúmeras vezes me sentia a sorrir lendo as saídas de Jud, uma personagem com um temperamento tipicamente mediterrânico. Um contraste com Eric, alemão, mais calculista nos seus sentimentos. Esta antítese de personalidades resultou muito bem, desde o primeiro livro, sendo o factor de alguns arrufos entre o casal. A piada está em fazer as pazes, claro! 

A história de Pede-Me o Que Quiseres ou Deixa-me é, como já tive oportunidade de mencionar, extremamente sensorial, apelando a algumas músicas, consegue oferecer uma percepção de que a leitora também as está a ouvir aquando a leitura do livro.
Apesar de conter um número considerável de páginas, é um livro que se lê muito bem. Algo viciante, mantém a leitora na expectativa do que irá acontecer a seguir.

Em suma, como balanço final, esta série, alternando entre momentos eróticos arrojados e o humor, confere uma leitura envolvente. As personagens são interessantes e o enredo, ainda que não seja totalmente original, é sem dúvida cativante. Uma trilogia muitíssimo bem escrita que se lê num ápice. Recomendo para uma leitura de Verão!

Para mais informações sobre o livro Pede-me O Que Quiseres ou Deixa-me, clique aqui




Sem comentários:

Enviar um comentário