domingo, 19 de abril de 2015

John Connolly - Os Três Demónios [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Os Três Demónios é o nono livro da saga de Charlie Parker. Sucede Os Amantes, obra que li em 2012 e lembro-me da originalidade da obra em aliar, harmoniosamente, a componente de thriller com o sobrenatural. Em Os Três Demónios, esta fórmula é mantida e tecida, essencialmente, sobre duas temáticas: a dos veteranos de guerra e o contrabando.

Para ser sincera, penso que o autor esteve bem no que diz respeito ao tópico dos veteranos de guerra, tendo dissertado com grande mestria sobre os traumas de guerra que ensombram os soldados para o resto das suas vidas. Muitos deles, por se tornarem pessoal e socialmente inadaptados, seguem o rumo de Damien e suicidam-se.
Tendo como premissa algo tão verossímil como o suicídio de um soldado, é notória a forma complexa com que Connolly desenvolve a trama. 
Contudo, inicialmente não me senti cativada pela história devido ao ritmo moroso com que a mesma se desenrolava em torno das situações iniciais protagonizadas por Charlie Parker. Não obstante, ao embrenhar-me na narrativa, esta, gradualmente, começou a apresentar os contornos prometidos na sinopse, o que me manteve agarrada a esta leitura. 
Novamente, fui remetida para uma história que tanto tem de fantástico como policial. Daí que esta trama aborde também aspectos menos credíveis.

Ainda que não estivesse a gostar do livro numa fase inicial, sem dúvida que a minha maior crítica recai sobre o facto de o mesmo ser o 9º da série e por conseguinte, não ter sido possível acompanhar a evolução da personagem de Charlie. Pessoalmente teria gostado de ler a série ordenadamente. 
No que concerne à investigação, esta é completamente independente da situação retratada em Os Amantes.

Sendo esta a minha segunda experiência com este autor, pude constatar novamente que John Connolly tem uma escrita envolvente e um modo muito peculiar de narrar, alternando entre capítulos contados na primeira e terceira pessoas, tornando os testemunhos de Charlie Parker bem mais interessantes.

Em suma, Os Três Demónios é uma trama algo ardilosa que entrelaça a componente policial com o sobrenatural. Não deixa, ainda assim, de tecer uma crítica social respeitante aos veteranos de guerra e simultaneamente um alerta sobre os riscos do contrabando, um crime aparentemente menos gravoso.
Embora não me tenha entusiasmado na íntegra, não deixa de ser uma leitura interessante. 

2 comentários:

  1. Este livro deve ser brutal!!! Mim acha que quer ehehehe

    ResponderEliminar
  2. Acho interessante também. Obrigada pelo comentario Vera :) estava com vontade de saber a sua opiniao sobre este livro.

    ResponderEliminar