quarta-feira, 20 de abril de 2016

Jo Nesbø - Baratas [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Com a publicação de Baratas, fica completa a série protagonizada por Harry Hole em terras lusas ainda que tenha começado a ler a mesma a partir do terceiro livro, O Pássaro de Peito Vermelho. No Outono, ao que tudo indica, teremos The Police. 
A minha percepção, agora que tenho a série lida desde o início, é que a qualidade da mesma vai-se solidificando a partir do terceiro livro.

Ao ler Baratas, infelizmente não senti o mesmo entusiasmo com que lera as mais recentes obras do autor, como O Fantasma, O Leopardo e O Boneco de Neve (estas duas, as minhas preferidas). 

Nesta obra, Harry Hole vai até à Tailândia investigar o homicídio de um embaixador norueguês. E vê-se enredado numa realidade bastante cruel... 
Devo confessar que não sinto uma grande afinidade com a Tailândia, não sei se isso terá contribuído para que não apreciasse a obra como usualmente. E a juntar a isto, há um punhado de personagens tailandesas com nomes impronunciáveis, tornando a retenção das mesmas um exercício de dificuldade acrescida. 

Comparativamente ao Morcego, em que o caso não era tão complexo como os dos últimos livros da série, Baratas mostra uma dinâmica mais intrincada. Também o cenário, um país de terceiro mundo, convida o leitor a conhecer uma realidade obscura e que não temos presente. Dado que nunca li (pelo menos que me lembre) sobre a Tailândia, achei esse pormenor interessante. 

A personagem de Harry Hole acaba por se consolidar e, nesta história, vejo-o como o conhecera dos livros anteriores, manifestando de forma mais séria, os seus problemas com o álcool. É também nesta obra em aparece pela primeira vez (e num papel muito sumido), uma das mais importantes personagens dos livros sucessores, Tom Waaler.

O balanço de ler Baratas é positivo, no entanto, devo confessar que, infelizmente, este livro não me arrebatou, tal como acontecera com O Morcego.  
A meu ver, a série protagonizada por Harry Hole é uma das melhores no que concerne a policial escandinavo, mas isto verifica-se a partir do terceiro livro, como afirmei anteriormente. 
Ainda assim, creio que esta série é obrigatória para os fãs do policial. 
Aguardo, expectante, a publicação de The Police.

10 comentários:

  1. Vera, tal como tu sou um acérrimo fã de policiais nórdicos e esta série é obrigatória. Mas curiosamente tenho resistido á leitura do "Fantasma", porque lendo a sinopse, parece-me muito focado em problemáticas de crime organizado e drogas, temática que não me seduz particularmente. Concordas com esta ideia?

    PS - Há pouco tempo em conversa com a minha namorada, e sabendo ela da minha paixão por policiais, referiu-me que tinha uma colega que até tinha um blog sobre este tipo de literatura, por isso acho que a conheces. Neide Lourenço. Segundo ela tiveram num curso de linguas juntas penso eu.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Álvaro! Antes de mais, manda um grande beijinho à Neide, há pouco tempo falámos um pouco devido às memórias de facebook em que me indicavam o curso de espanhol. A Neide não lê?

      É verdade, O Fantasma fala um pouco sobre o submundo da droga, temática que, sinceramente, também me diz pouco mas eu até que acabei de gostar do livro porque o Oleg está metido numa alhada... E eu acho que quem lê a série, tem sempre aquela afinidade com a personagem. Acho que O Fantasma, a nível de história e apesar do tema, é mais apelativo que O Morcego ou Baratas.

      Continuação de boas leituras!

      Um beijinho para ti e para a Neide!

      Eliminar
    2. A neide é uma leitora muito mais esporádica do que eu.ehehe E a sua praia é mais a dos romances históricos, influenciada um pouco por mim, já que também adoro esse género, e sei que ela não gosto muito da violência inerente ao género policial.
      Por exemplo, a semana passada li " O assassino do crucifixo", o "Objectos Cortantes" e o "o Executor" do Kepler. No fim de semana fiz-lhe a resenha dos livros, só para ver a reacção dela, e a única coisa que ela me disse, foi que não sabia como eu não tinha pesadelos.ehehe
      Disse-lhe que ia começar a ler algo mais leve esta semana(mentira).
      Vou a meio do "Flores Cortadas" da Karin Slaughter, e estou super entusiasmado. Ela conseguiu criar ali um nó na narrativa que não sei como o livro vai acabar, e isso é uma das coisas que mais gosto.

      Um beijinho, e vou comunicar à Neide o teu..:)

      Eliminar
  2. Eh lá! O Flores Cortadas é um pouco hardcore! Mas eu gostei imenso do livro, a Karin Slaughter é das minhas autoras preferidas :D Tu lês imenso também! Bons livros que leste a semana passada! Gostei dos três e tu?

    Boa boa, romances históricos também são muito interessantes. Li um do Marcello Simoni e gostei. Mas acho que uma autora fixe para a Neide é a Phillipa Gregory. Falam-me muito bem dela (só não leio porque tem pouco sangue ehehe)

    Beijinhos para os dois!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela leu à relativamente pouco tempo os dois livros da Julia Navarro, e começou a triologia do Ken Follet sobre o século XX. Por acaso tenho numa estante um livro da Philipa Gregory que nunca pensei em lho dar mas agora que falaste nisso, não sei como nunca tive essa ideia porque me parece de facto talhado para ela. Obrigado pela sugestão.:)

      Quanto ás minhas leituras, acabei ontem o Flores Cortadas e o livro é muito bom. No entanto, reconheço que estava á espera de um desfecho um pouco diferente, mais inesperado. E a personagem Claire mexeu um pouco com os meus nervos com todas as suas indecisões a meio do livro. Continuo a preferir a série Will Trent:)
      Em relação aos três da semana passada, gostei dos três, mas especialmente do Objectos Cortantes. O livro tem uma atmosfera claustrofóbica que me agradou bastante. O Assasino do Crucifixo, parece-me um sólido policial de estreia de um autor, e estou com esperança que continue a ser publicado cá em Portugal. Quanto ao Executor reconheço que foi o que menos gostei, porque tinha lido o Hipnostista a alguns anos atrás e estava a contar com uma história completamente diferente, mas de qualquer modo a narrativa é bastante movimentada o que também é do meu agrado, e como coloquei na cabeça que quero acabar a série Joona Linna, já tenho A Vidente, o Homem da Areia e o Stalker em lista de espera para serem lidos.:)

      Eliminar
  3. Boa tarde Vera,
    Antes de mais quero dizer-lhe que me guio imenso pelas suas opiniões para fazer a minha lista de livros que é imensa e que infelizmente não tenho posses para comprar muitos de uma vez :p , no entanto gosto de ler as suas opiniões e aumentar a lista para que um dia consiga ter uma biblioteca de policiais e thrillers como a sua! Pelo menos é um dos meus desejos.
    Porém o que me leva a comentar este post é o facto de eu estar interessada em adquirir esta saga, embora não seja para já pois as minhas economias não mo permitem. Assim estou a fazer a lista ordenada dos livros de Jo Nesbo para que possa comprar um a um e ir lendo na sua ordem. Só que estou com alguma dificuldade em descobrir a ordem correcta dos mesmos... Pode ajudar-me por favor?
    Segundo descobri, a ordem é: O Morcego, O Pássaro de Peito Vermelho, Vingança a Sangue Frio, A Estrela do Diabo, O Redentor, O Boneco de Neve, Leopardo, Fantasma, Baratas, e depois o que há-de ser publicado "The Police". É esta a ordem correcta?
    Desde já agradeço a sua disponibilidade e ajuda.
    Um grande beijinho,
    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina!

      Obrigada pelo simpático elogio! Para mim é um prazer conhecer fãs de thrillers e policiais :D É uma saga para se ir comprando aos pouquinhos. Fica a ordem cronológica da série: O Morcego, Baratas (este é o segundo da série), Pássaro de Peito Vermelho, Vingança a Sangue Frio... (o resto está bem). Há um senão: os dois primeiros livros Morcego e Baratas não são, na minha opinião, tão bons como os outros...
      Vai conseguir completar a colecção ;) Pena ter terminado a Feira do Livro, alguns estavam já com Hora H...
      Qualquer coisa é só dizer ;)

      Um grande beijinho e votos de excelentes leituras

      Eliminar
  4. Boa noite mais uma vez!
    Muito obrigada pelo esclarecimento! Terei em conta a sua opinião acerca dos dois primeiros livros, porém deve ser melhor lê-los na mesma para enteder a história e desenvolvimento das personagens... De qualquer forma uma estante fica sempre mais bonita com uma colecção completa mesmo que não se goste muito de algum :P
    Este ano não tive possibilidades de ir à FLL, infelizmente tive gastos académicos que não me possibilitaram o aumento da minha colecção. Mas espero no próximo ano poder "vingar-me" especialmente na Hora H que tem sempre óptimos descontos :D
    Eu não sei se se recorda de mim, sou uma rapariga que falou consigo pelo facebook acerca do Donato Carrisi quando ele foi à FLL há dois anos. Eu não sabia como agir com um autor pois foi a primeira vez que fui a uma sessão de autógrafos...

    Um grande beijinho e mais uma vez muito obrigada pela sua simpatia e disponibilidade!
    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh Catarina lembro-me de ti, sim, querida! Como estás? E o teu curso? Este ano devias ter ido conhecer o Joel Dicker o.O O rapaz tem talento, além de giro... enfim...
      Vais ver que fazes a colecção. Vai vendo tb nos alfarrabistas e olx ;)

      Nada a obrigadar, eu é que agradeço o teu contacto e o carinho!

      Beijinho grande para ti
      Vera

      Eliminar
  5. Fico feliz em que ainda se recorde de mim! :D Estou bem, quase a iniciar o 2º ano do mestrado no próximo ano lectivo.
    Pois, já reparei que este ano foram muitos autores, mas infelizmente nem ir só de visita pude ir, os trabalhos não me deixaram (andei bastante atarefada com eles) e depois eu ia ter que comprar algum livro e assim "cortei o mal pela raiz" e não fui de todo. Mas no próximo ano espero conseguir ir e quem sabe conhecê-la pessoalmente! :D Admiro-a imenso e adoro as suas opiniões. Agora que estou de férias ando a actualizar-me dos livros e claro que só poderia ser com o seu blog! E a minha lista não pára de aumentar :p
    Espero que sim, essa e a dos Minutos Contados, e outras... Enfim, tenho uma vasta lista e espero conseguir ter e ler todos ahah também há um site que é o "Bibliofeira", uma espécie de olx, não sei se conhece, eu nunca encomendei lá nada mas já ouvi dizer que muito parecido ao funcionamento do olx.
    Mais uma vez muito, muito obrigada! Continuação de boas leituras :D

    Grande beijinho,
    Catarina

    ResponderEliminar