domingo, 3 de abril de 2016

Olen Steinhauer - Velhas Traições [Opinião]

Sinopse: AQUI

Opinião: Começo esta opinião dizendo que não sou grande fã do subgénero de Espionagem, como já tive oportunidade de dizer inúmeras vezes. No entanto, tenho lido sobre algumas teorias da conspiração e sentia-me open minded a experimentar uma obra fora da minha zona de conforto. Sem esperar, chegou-me cá a casa este livro e pensei 'porque não?' Com cerca de 200 páginas, Velhas Traições é uma obra que se lê rapidamente. Sei que o autor já fora publicado por cá, mas nunca li O Caso do Cairo, daí que esta foi a minha estreia nos livros de Olen Steinhauer.

A temática é interessante e surge sob as memórias de dois ex-espiões que se encontram para um jantar. Não deixa de ser curioso que, embora a história seja pejada de analepses, a trama tem apenas a duração de um jantar. 
Celia e Henry além de serem antigos espiões, eram amantes, no entanto, os leitores não conhecem o motivo que levou à sua separação. A pretexto de um inquérito a Celia, Henry convida-a para jantar e a conversa recai, inevitavelmente, sobre alguns acontecimentos passados.
A personagem feminina, ao contrário de Henry, refez a sua vida e é agora casada e tem filhos. Aparentemente a vida de espia ficou no passado. Por sua vez, o protagonista masculino parece nutrir ainda alguns sentimentos por Celia.

Como referi, a trama subdivide-se entre o tempo presente e o passado, sendo neste último que nos é dado a conhecer um ataque a um avião em 2006. A temática é actual, fala sobre o terrorismo, intercalando com um punhado de segredos e intrigas políticas, justificando assim o título do livro, Velhas Traições. 
O leitor fica curioso não só em conhecer as provações por que passou o casal de espiões na sua missão, bem como as razões pelas quais estes seguiram caminhos separados.

Por ter um reduzido número de páginas, não creio que o livro seja maçudo, antes pelo contrário, há um equilíbrio que oscila entre as vidas pessoais dos protagonistas quer na acção passada como na presente, e também na actividade de ambos enquanto espiões.
Confesso que a dado ponto fiquei um pouco confusa pois Celia refere que os seus filhos estavam no avião que foi desviado. O Goodreads esclareceu essa dúvida.

Ainda muito imberbe no que concerne a histórias de espiões, devo confessar que acompanhei com algum interesse esta trama. Estranhamente comecei a ler esta obra no dia dos atentados em Bruxelas e encontrei alguns pontos comuns com esta história (felizmente de ficção) e a assombrosa realidade do dia 22 de Março.
No decorrer da leitura, estranhei a omissão de crimes com uma investigação policial, elementos chave nos meus livros de eleição. Não obstante, creio que gostaria de enveredar com mais frequência por este género. 


1 comentário:

  1. Eu também não sou grande fã dos policiais de espionagem (gosto mais dos escandinavos), mas tenho de admitir que fiquei bastante interessada neste livro. Vou ter que lhe dar uma vista de olhos!!

    Adorei o teu blog!!! Já ganhaste mais uma leitora assídua por aqui!!! Convido-te a visitares também o meu!!
    Até lá!!
    http://thebooksonmyshelfs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar