quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Chris Carter - Um Por Um [Opinião]

Sinopse: AQUI

Opinião: Chris Carter já entrou para a lista dos meus autores preferidos e a série protagonizada por Robert Hunter tornou-se já imprescindível na minha estante. Aguardo, por isso, sempre com grandes expectativas, que um novo livro do autor seja publicado por cá e acabo sempre por ser surpreendida.

Como já tive oportunidade de referir noutras recensões críticas, este autor não se coíbe nos pormenores mais gráficos de violência, daí o meu fascínio pela sua escrita.
No quinto volume da série, Um Por Um, a fórmula repete-se e acabei por ser, novamente, rendida ao teor atroz desta história. Além disso, esta série tem uma particularidade: é-me de todo impossível eleger uma trama preferida. Creio que dentro deste estilo mais gráfico de thrillers, a qualidade mantém-se em todos os livros.

Antes de mergulhar na análise da trama, devo reconhecer algumas semelhanças entre esta história e a do filme Untraceable de 2008 pelo que esta narrativa não é inteiramente original. Todavia tal facto não estragou, de todo, o imenso prazer com que li esta obra.
Em Um Por Um, o serial killer dá a escolher como são mortas as vítimas, num modo de funcionamento semelhante ao do programa Agora Escolha, emitido pela RTP nos anos 80 e 90 e que se tornou parte do imaginário de várias gerações. No caso em apreço e em plena era digital, a referida escolha explora já a influência insidiosa da Internet. E as opções consubstanciam actos simplesmente execráveis sendo, por isso, um livro que me angustiou imenso, mas que, como já salientei, também me agradou de sobremaneira. Ainda hoje me recordo dos pormenores daqueles homicídios e sinto-me algo consternada. Meus amigos, isto é autêntico torture porn literário!
Estes crimes perversos impressionaram-me muito e depreendo que deve ter havido alguma pesquisa por parte do autor para alicerçar um homicídio em particular.
Creio que esta será a componente mais impressionante desta obra, embora Carter já nos tenha habituado a serial killers impiedosos que se destaquem pelos mórbidos modus operandi.

A trama engenhosa tem um ritmo frenético, repleta de reviravoltas e tensão à custa deste macabro antagonista. Também a dinâmica entre Robert Hunter e Carlos Garcia continua a ser um outro factor que me agrada na série. Neste volume, Carlos passa por mais uma provação e eu sinto que o protagonismo, deixa de ser inteiramente de Robert para passar, gradualmente, a ser disputado por ambas as personagens.

Uma trama deste calibre teve um final à altura. O desfecho intenso foi adequado e as motivações do vilão devidamente explanadas. Será, por isso, um serial killer que tardará em sair-me da retina. Diria até que os antagonistas literários mais soturnos que conheço vêm do imaginário deste autor.

Em suma, uma leitura voraz e empolgante como Chris Carter já nos habituou. Vibrei a cada página lida por isso merece a nota máxima no Goodreads, 5 estrelas! Uma série indispensável para os fãs de thrillers viscerais. Já aguardo ansiosamente pelo próximo!


1 comentário:

  1. Eu só tenho pena de ter começado pelo quatro livro da série.
    Subscrevo tudo o que escreveste acerca do livro. Acho que são livros organizados e escritos de uma forma muito inteligente. Vamos devorando o livro com a curiosidade mórbida de saber até onde tudo é capaz de ir.
    Boas leituras.

    ResponderEliminar