quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Harlan Coben - Não Fales Com Estranhos [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Já algum tempo que não folheava uma obra deste autor que tem sido presença assídua na colecção Minutos Contados da Editorial Presença. Ainda assim, recordo-me de algumas que li em tempos idos, o que me permite fazer uma constatação: o denominador comum é um mistério que tem como ponto de partida um desaparecimento.
Este título, em particular, despertou-me um maior interesse uma vez que já foi adaptada para série da Netflix. Confesso que não sou grande fã de séries - prefiro ver filmes - pelo que desconheço se a história está fielmente adaptada.

A premissa é interessante: um estranho dirige-se a Adam e revela um segredo sobre a sua esposa, Corinne. A intenção de Adam em averiguar a veracidade da informação leva a que, como é já habitual do autor, Corinne desapareça. Cabe a Adam investigar o paradeiro da mulher e se este estranho, realmente, tinha razão.

Fazendo uma retrospectiva dos livros do autor, há um que me impressionou em particular, Desaparecido Para Sempre. Harlan Coben é sinónimo de thrillers ávidos e empolgantes pelo que este título em apreço acabou por me desapontar. Esta percepção prende-se essencialmente com o desenvolvimento da história. Tenho para mim que a trama teria sido mais emocionante caso a situação dissesse apenas respeito ao casal protagonista. Contudo, esta intervenção do estranho acaba por criar uma ampla rede, traduzindo-se em situações que, a meu ver, eram supérfluas.
Pessoalmente não criei grande ligação com as personagens secundárias, daí talvez este maior desinteresse nas subtramas complementares.

Além disso, alguns pontos focados, a meu ver, não eram verossímeis. Vou, logicamente, omitir os mesmos pois levaria a alguns spoilers, pelo que vos lanço o desafio de podermos conversar livremente sobre a obra, bastando, para isso, entrar em contacto comigo.  Alguns dos diálogos foram prescindíveis - lembro-me, de repente, daquele da pizza dos filhos - pelo que, na minha opinião, a presente trama não é tão ágil como em certas histórias arquitectadas pelo autor.

Não obstante ter-me sentido impelida a saber do paradeiro de Corinne mas não estava preparada para aquele final. O desfecho é, de facto, surpreendente embora eu não tenha particularmente gostado que a história tivesse culminado daquela forma.

Em suma, tenho consciência que tenho falhado algumas publicações recentes do autor mas recordo-me das mais antigas e cujas considerações partilhei aqui no blogue (caso sintam curiosidade de ler as minhas recensões críticas de algumas obras de Harlan Coben basta aceder ao marcador alusivo ao autor) de livros bastante bons. No entanto, a meu ver, este ficou um pouco aquém.


2 comentários:

  1. Na série é uma estranha :)
    A série tb não é nada de especial mas vê-se bem. Gostei mais da outra série q ele escreveu apenas para a TV: The Five.
    Ps- Séries é muito mais fixe :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei de todos que li do autor até agora, mas esse fica um pouco abaixo dos melhores mesmo.
    Vi a série e até que gostei.

    ResponderEliminar