domingo, 15 de agosto de 2010

Douglas Preston e Lincoln Child - Enxofre


Foi este livro, que me introduziu no vício de ler estes autores e foi um mero achado. Encontrei na feira de livros do Chiado, que tanto adoro, foi um achado e pêras. Desde logo me senti seduzida pela sinopse e o preço foi convidativo a adquirir um dos melhores livros que alguma vez li.

Então o livro começa com o homicídio misterioso de Jeremy Groove, um crítico de arte detestado por muitos, cujo cadáver foi encontrado queimado apenas por dentro do corpo. No peito estava a marca de uma cruz derretida e no soalho da casa estava uma marca de uma pata. Havia um odor intenso a enxofre.

Ao investigar o crime, D´Agosta e claro, o famigerado Pendergast descobrem que Jeremy ligou a duas pessoas, que terão um fim em tudo semelhante ao de Jeremy. Mas realmente terá sido obra do Diabo como aparenta?
Adorei a personagem Pendergast, apesar do seu aspecto dito egocêntrico, consegue opinar de uma forma perspicaz e inteligente!

Uma coisa que gostei nestes autores, foi o facto de não haver momentos mortos na narrativa, há sempre surpresas, muita acção com uma ou outra perseguição pelo meio e mistério... por isso este calhamaço (na verdadeira ascensão da palavra) lê-se em pouquíssimo tempo. A fórmula dos capítulos curtos deixados em suspense, faz com que o leitor leia mais e mais.

Gostei das alusões à Bíblia para tentar explicar o enxofre, nomeadamente através dos episódios de Gomorra e Sodoma. Também gostei do enquadramento do violino Stradivarius na narrativa.
Um outro aspecto que foi uma lufada de ar fresco na história, foi a presença de Laura Hayward, uma polícia envolvida na investigação e que faz faísca com D´Agosta :)
As cenas em Florença...simplesmente espectaculares!

O crime é deslindado no final, e não querendo ser céptica, tudo tem uma explicação... O que falta explicar são mesmo certos pormenores referentes ao irmão de Pendergast, que é totalmente o seu oposto, é completamente maléfico por isso não hesito em ler já de seguida o próximo livro da trilogia, a Dança da Morte!

Recomendo vivamente! Um livro a não perder :D


3 comentários:

  1. Eu tb sou uma grande fa deles ja li 4 livros e agora estou a procura dele mas n encontro

    ResponderEliminar
  2. Anónima, quais foram os livros que leste deles e quais os que procuras' Eu tenho cá o Gabinete de Curiosidades e a Maré Traiçoeira ainda por ler :)

    ResponderEliminar
  3. Li recentemente e claro que qualquer pessoa que aprecie este estilo só pode ADORAR estes autores. Como tu, também procuro os próximos. Já li "O Gabinete das Curiosidades" mas quero colocar-me a par de todas as obras e, se possível, sequencialmente, para então entender melhor a história que vem "de trás" da relação entre personagens.

    ResponderEliminar