segunda-feira, 29 de outubro de 2012

E L James - As Cinquenta Sombras Mais Negras [Opinião]


O fenómeno de E.L. James não deixou ninguém indiferente. Até eu, que como sabeis sou movida pela literatura policial, me senti atraída em ler a famigerada trilogia que dá que falar. Este é o segundo volume, e depois de As Cinquentas Sombras de Grey, este livro tornou-se também uma leitura ávida, cujas considerações vos falarei neste post.

Quem segue a saga, sabe que o final do primeiro livro, foi deixado em suspense. Embora um pouco previsível a continuidade da relação entre Anastasia e Christian, este livro disseca um pouco do passado do sr. Grey, explicando assim a faceta dominadora. Anastasia, completamente desenquadrada de relações BDSM, sugere a Christian uma relação mais dentro dos moldes convencionais. Basicamente o livro decorre dentro destes moldes.

Sendo este o segundo livro da autora que li, denotei uma evolução em EL James. A deusa interior de Anastasia continua lá mas com menos aparições e a própria da rapariga moderou as vezes que cora. Até a linguagem achei mais moderada, o calão continua presente mas mais comedido, também para corresponder à mudança da relação entre os protagonistas. Este pormenor não afectou de todo, a sensualidade que existe no livro e que, agora mais do que nunca, se aproxima muito do meu conceito de sensualidade. As passagens efectivamente sobre BDSM são ínfimas se tivermos em conta o livro antecessor. Há mais romance propriamente dito, mais sentimentos e mais amor que os protagonistas não se coíbem de clamar. Se calhar vocês poderão alegar que toda a magia e a originalidade tão própria do Grey se desvanecem. Não acho. Como disse anteriormente, não sou muito entendida em romances, mas o livro é algo extremamente cativante e faz sonhar.
Por isso, continuo a afirmar que o estado de espírito ao ler este livro, é completamente diferente ao ler um policial, sendo este um livro relaxante e que serve para descomprimir, não sendo necessária a capacidade de lógica e o elevado espírito crítico a que o estilo nos habituou. Por isso, esta leitura foi para mim, extremamente prazerosa.

Embora, pessoalmente tenha achado que toda a emoção derivada da relação intitulada pelo casal como "baunilha" é contrabalançada pelas sensações fortes que o livro despoleta. Ora o livro é sensual, quente, dramático... até laivos de suspense estão contemplados.
A série caminha, claramente, para uma sucessão de obsessão e actos tresloucados por parte de terceiros, o que me agrada e muito. Daí que este segundo volume, foi para mim, mais emocionante do que o primeiro, abarcando muito mais do que o romance (e a sexualidade) do casal Anastasia e Christian. Embora ínfima, é considerável o clima de conspiração que caracteriza as provocações da personagem Jack a Anastasia, e indirectamente a Grey, estando prometido uma dose extra de vingança no terceiro volume (estou absolutamente curiosa em saber o seu desfecho).

Como referi anteriormente, penso que o facto de haver uma preocupação com o passado de Grey, faz com que olhemos do que um mero homem atraente. Há uma evolução da personagem, embora penso que Anastasia se mantenha a mesma ingénua do livro anterior. 

Em suma, embora a trilogia de Grey não satisfaça por completo os meus requisitos literários, é uma trilogia que me atraiu e em particular, este As Cinquenta Sombras Mais Negras deixou-me em suspense até ler o último. 

Felicito a editora por ter antecipado este momento de suspense, e publicar este livro agora em Novembro, contrariamente ao que se tinha divulgado inicialmente, que seria em Fevereiro do próximo ano. Dos 2/3 que li da saga, esta e de facto uma trilogia que se lê num ápice e que a deixará a sonhar...


4 comentários:

  1. Oi amiga!

    Eu também gostei mais deste segundo livro. Adorei ver a evolução emocional do Christain e como ele acaba se abrindo e se entregando ao relacionamento. Foi lindo vê-lo se libertando e transformando todo aquele desejo de dor em amor.

    Também achei que a Ana cresceu um pouquinho. No primeiro ela ainda era muito inocente e imatura.

    Enfim, estou louca para ler o último livro.

    Beijocas alagoanas!

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga, gostei muito da tua opinião e não vejo a hora de ler o meu :)

    ResponderEliminar
  3. Ola.. por acaso discordo.. li o primeiro livro num ápice e o segundo, deixei-o a meio de lado e andei a ler outros livros.. a ver se o termino...

    ResponderEliminar