segunda-feira, 24 de março de 2014

David Safier - Uma Família Feliz [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Depois de Maldito Karma e Jesus Ama-me, estava em pulgas para ler mais do autor David Safier que escreve uns livros deliciosos de genuína comédia. Ainda para mais tendo lido livros tão pesados como os últimos policiais que li, precisava mesmo de uma leitura mais leve.
Quem gostou dos livros anteriores certamente que irá gostar deste Uma Família Feliz, que mais uma vez, alia o humor a uma poderosa lição de moral. O ingrediente chave é precisamente o humor, algo que apenas conheço das histórias de David Safier e de Janet Evanovich. E o talento deste autor é nato pois as observações são tão espirituosas, deixando o leitor boquiaberto com o insólito das situações mas igualmente divertido.
Por mim falo, que sou suspeita pois adoro o humor nonsense e até posso confessar-vos que me ri a bandeiras despregadas no comboio no decorrer desta leitura, e por mais que tentasse, não conseguia evitar. Não vos conto a piada mas está relacionada com a autora Stephanie Meyer. 

Outra nuance que tenho a destacar é a forma como as histórias, apesar de terem em comum o humor e as situações rocambolescas, acabam por diferir entre si. As mensagens moralistas acabam por consequente, ser diferentes também e esta em especial é um convite à reflexão sobre os laços familiares.

Os von Kieren são uma típica família de nacionalidade alemã mas com dilemas tão semelhantes a qualquer outra família: casamento dominado pela rotina e com filhos na complicada fase de adolescência sobressaindo os conflitos habituais entre pais e filhos.
Devo dizer que gostei imenso das personagens. Safier escreve sob a perspectiva da mãe Emma, do pai Frank, do filho Max e da filha Ada. Todas elas passam por provações estranhíssimas e extremamente engraçadas, pelo que não existe nenhuma que se destaque. Os protagonistas são os quatro elementos da família mas para tornar a narrativa, já de si engraçada, um punhado de personagens especiais surgem para intensificar os momentos hilariantes. Já para não falar de figuras tão míticas como Drácula ou o fictício faraó Imhotep.

Nunca me senti entediada no decorrer desta leitura: as provações a que a família se deparam sucedem-se, cada vez mais estrambólicas e que assim, divergem das cliché.
Sem estabelecer comparações entre este romance e os demais publicados anteriormente pela Planeta, há que referir um aspecto em que Uma Família Feliz se destaca: algumas ilustrações, tão engraçadas como o próprio texto, reflectindo alguns estados de espírito de Frank. E quanto a estas, é mesmo ver para crer!

Em suma, e não conseguindo distinguir um romance preferido de David Safier, estes são óptimos para desanuviar. Inquestionavelmente afirmo que a leitura dos três livros até à data publicados, proporcionaram excelentes momento de divertimento!
Não obstante, tenho em consideração que os intolerantes ao estilo de humor nonsense (que se caracteriza por explorar o ridículo das situações), não apreciarão devidamente esta obra do autor. Pessoalmente sou fã da velha máxima 'rir é o melhor remédio' e como tal, aconselho este livro para sair um pouco da realidade e dar umas valentes gargalhadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário