quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Pierre Lemaitre - A Cicatriz do Mal [Divulgação Clube do Autor]


Data de publicação: 4 Outubro 2017

               Titulo Original: Camille
               Preço com IVA: 17,50€
               Páginas: 320
               ISBN: 9789897243844

Temos boas e más notícias para os leitores portugueses. Camille Verhoeven está de regresso às livrarias nacionais mas A Cicatriz do Mal é o último livro da trilogia protagonizada pelo célebre comandante Verhoeven criado por Pierre Lemaitre. 
Verhoeven é uma personagem inesquecível, que se dá a conhecer ainda mais profundamente neste livro. Bom amigo, bom polícia, de convicções fortes e incomparável capacidade de argumentação, Verhoeven vai certamente deixar saudades.
Neste livro, como sempre acontece com Pierre Lemaitre, temos a impressão de se tratar de uma narrativa clássica, numa abordagem literária ao mais alto nível. E a verdade é que A Cicatriz do Mal revela um escritor na plena posse das suas qualidades estilísticas.

Sinopse: Galerie Monier, Paris. Uma mulher é apanhada de surpresa por três homens armados que assaltam uma joalharia em plena galeria de lojas dos Campos Elísios. A mulher chama-se Anne Forestier. Trata-se nada mais nada menos do que a companheira do comissário Camille Verhœven, responsável pela Brigada Criminal. Fazendo tábua rasa da lei e correndo o risco de perder o posto de trabalho, o comissário esconde dos demais polícias o facto de conhecer Anne e toma a investigação a seu cargo. É o primeiro passo de uma manipulação orquestrada por um assassino vingativo. 
Na realidade, quem dá caça a quem? E quem é a verdadeira presa?
Gravemente ferida e coberta de cicatrizes, Anne fica internada no hospital, até que Camille a esconde na casa isolada que herdou da mãe. Perseguida por um dos atacantes, esta misteriosa mulher manterá o comissário na corda bamba, tanto a nível pessoal como profissional. 
Digno herdeiro de Sherlock Holmes e Hercule Poirot, com uma costela de Philip Marlowe, o comandante é um mestre na arte de bem investigar, mas este caso revela-se uma manipulação com requintes de vingança pessoal.
Como habitualmente acontece na escrita de Lemaitre, as aparências enganam, e Camille acabará por compreender que é vítima de uma intriga que remonta ao passado, vendo-se obrigado a recorrer a todos os expedientes e mais algum para descobrir o responsável, bem como as razões que motivam o enigmático assassino.

Sobre o autor: Pierre Lemaitre nasceu em Paris, em 1951. Deu aulas de Literatura francesa e americana durante vários anos e atualmente dedica-se à escrita e ao teatro.
Os cinco thrillers que escreveu, premiados pela crítica e aplaudidos pelos leitores, fizeram dele um dos grandes nomes das letras francesas e granjearam-lhe o reconhecimento internacional.
A trilogia do comandante Camille Verhoeven recebeu, entre outros, os prémios Dagger, Prix du Premier Roman Policier de Cognac, the Prix du Meilleur Polar Francophone e Melhor Romance Policial Europeu. Até nos vermos lá em cima, a sua primeira incursão fora do romance «negro», foi galardoado com o Prémio Goncourt de 2013, o Prix du roman France Télévision, o Prix des lycéens en toutes lettres, o Prix des librairies Nancy/Le Point e o Prix littéraire de la ville de Brignoles.
As suas obras estão traduzidas em trinta línguas, e várias foram adaptados ao cinema e ao teatro.

Imprensa
«Lemaitre eleva o género negro a um nível que raramente se encontra: o lugar onde mora a literatura.» 
Le Figaro Magazine

«Um excelente escritor de livros de suspense.» 
Stephen King

«Uma trama que proporciona o melhor de Lemaitre: qualidade literária, ritmo, controlo da narrativa e uma personagem distinta, por vezes enternecedora e sempre tocante.» 
El País

«Lemaitre é um autor imprescindível no panorama literário atual. […] A cicatriz do mal é um romance de ação vibrante, visualmente perfeito.» 
El Periódico de Catalunya

«Lemaitre sabe renovar-se constantemente, surpreender a cada romance, e isso torna a verificar-se nesta obra, construída graças a uma maquinaria perfeita, com desenvolvimentos imprevisíveis. Decididamente, estamos perante um verdadeiro escritor.» 
L’Humanité

«Fascínio e medo. Uma arte maior.» 
Avantages


2 comentários:

  1. Boa noite Vera já acompanho este blog há algum tempo mas esta é a primeira vez que aqui escrevo, aproveito para dizer que este é o meu "guia" para a compra de livros e que o Policial é o meu género preferido, embora com algumas incursões pelos livros de espionagem. Serve este meu contacto para tentar ser esclarecido sobre a ordem dos livros desta série, pois li ALEX, quando foi cá editado e entretanto perdi o fio à meada, pois estive ocupado com outras leituras desde Lars Kepler a Karin Slaughter, entre outros autores. Entretanto vou ter de reler ALEX...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Antes de mais, quero agradecer-te o simpático elogio. É graças a estes feedbacks que vou continuando aqui pela blogosfera a falar destes livros que tanto adoro :)
      Sobre a tua pergunta, apercebi-me de uma situação caricata. O primeiro da série Verhoeven é o Irène, publicado pelo Clube do Autor. Estranhamente, o segundo da série foi publicado antes, pela Sextante, e é o Alex e este, A Cicatriz do Mal, verifiquei ser o quarto... Achei que fosse o Camille mas confirmei ontem na Bertrand, é o Sacrifices, o 4º... Espero que saltar o terceiro não faça grande mossa.

      Um beijinho e boas leituras

      Eliminar