sexta-feira, 1 de maio de 2020

Helen Fields - Restos Mortais Perfeitos [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: A par do Teatro de Fantoches, Restos Mortais Perfeitos foi uma das novidades da TopSeller que mais gostei de ler, nos últimos tempos, embora seja uma obra com uma estrutura sui generis. Não sei se conhecem um livro da autora Val McDermid chamado O Canto das Sereias, editado há uns bons anos pela extinta editora Gótica. Pois bem, foi, para mim, impossível de dissociar essa obra a esta em epígrafe. 
O que esta história tem de incomum é o facto de desvendar a identidade do antagonista numa fase muito precoce. Muitos dos leitores poder-se-ão sentir defraudados, afinal de contas um dos aspectos mais impactantes da literatura policial é a estrutura clássica de whodunnit em que a maior reviravolta surge aquando a revelação do vilão.

É verdade, esta informação acaba por omitir aquele que poderá ser o maior twist da obra e torná-la previsível. Concordo, amigos do crime, contudo esta trama vai surpreender sobretudo pelo modus operandi adoptado pelo vilão. Basta atentar no quão mórbido é o título para ter uma ideia aproximada sobre como se desenvolve a história. Pejada de pormenores chocantes, é do tipo de história que nos permite, de certa forma, entrar na cabeça de um psicopata, tornando-se simultaneamente fascinante e perturbador. 

A intercalar estes capítulos dedicados exclusivamente ao vilão, acompanhamos o desenvolvimento da investigação policial levada a cabo por Ava Turner e a quem se junta Luc Callanach, antigo agente da Interpol. Senti que ambos tinham química e torci para que houvesse, quiçá, algum envolvimento entre os dois, uma percepção que me é rara quando leio uma trama de cariz mais violento como esta. A perspectiva do vilão é tão impactante que um envolvimento amoroso traria alguma leveza à história.
Há uma caracterização profunda sobre Callanach, o que me despertou uma especial empatia pelo agente da polícia francês. 

Como referi acima, uma vez que conhecemos desde cedo a identidade do antagonista bem como os seus planos, a trama acaba por se caracterizar como uma caça ao rato. Pessoalmente senti-me curiosa para saber quando e como é que o vilão daria um passo em falso pelo que me atrevo a dizer que, embora a trama possa ser previsível, esta é igualmente viciante.
Destaco, no enquanto, que os crimes apresentam contornos bastante violentos, pelo que a obra não será adequada àqueles que não apreciam tramas de cariz mais gráfico. Confesso que gosto de ser confrontada com crimes mais desconcertantes, pelo que gostei muito desta obra. Dado que existe uma personagem cujo background poderá ser desenvolvido com maior detalhe, estou mesmo muito curiosa em ler o segundo livro da série. Faço votos para que seja publicado brevemente.


Sem comentários:

Enviar um comentário