domingo, 27 de abril de 2014

Wilbur Smith - A Lei do Deserto [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: A Lei do Deserto é o título com que me estreei nas obras do autor Wilbur Smith. Já ouvira falar do mesmo, nomeadamente dos seus livros cujo pano de fundo é o Egipto (e como tal me sinto muito curiosa) mas apenas agora se proporcionou ler uma das suas obras. Penso que não poderia ter escolhido melhor: A Lei do Deserto é um excelente thriller que se caracteriza por uma abundância de cenas de acção, aliado a um grafismo na escrita, que não me deixou indiferente de todo.

Devo confessar que após o primeiro capítulo lido, estava muito céptica se iria gostar do livro. O primeiro capítulo fora algo vago, focando-se numa personagem que viria a ser o protagonista de uma série, Hector Cross e a forma como ele conhecera o falecido marido de Hazel Bannock. No entanto, a partir do segundo capítulo tudo muda de figura e o livro captou a minha completa atenção e interesse em acompanhar a história.

Como referi, o autor não se poupa a pormenores e a primeira impressão que tive deste facto foram as cenas de sexo iniciais, descritas sem qualquer pudor, como se um livro erótico se tratasse. Rapidamente o fundo de felicidade esmorece e as cenas de sexo consentido passam a violações que deixarão o leitor boquiaberto, e como se isso fosse pouco, sucedem-se passagens de assassinatos brutais. Tudo dentro de um plano ambicioso de extorquir uma quantia inimaginável à multimilionária proprietária da companhia petrolífera aliado a uma enorme sede de vingança.
Ainda se gera uma história de amor que, embora aconteça tão rapidamente e como tal, ao início tenha duvidado da mesma, acaba por ser um elemento que retira alguma da tensão ocasionada pelos acontecimentos.

A história apodera-se de muitos costumes muçulmanos mas indubitavelmente, o que me impressionou, foi a forma como este povo consegue repudiar a cultura ocidental. Há uma dissecação da religião, factor que assume maior importância do que o catolicismo para os ocidentais. É explorado um extremismo islâmico com especial incidência às leis da sharia que ditam as piores torturas físicas até à morte em resposta ao roubo, homossexualidade e adultério. Embora tenha conhecimento que estes castigos são banais na cultura islâmica, é assunto em que não penso muito, pelo que me chocou genuinamente ver tal temática abordada no livro.

Atendendo às inúmeras referências geográficas na região da África do Sul, a trama é extremamente verossímil. Informei-me sobre a veracidade dos piratas somalis e aparentemente estes também são uma ameaça à marinha mercante internacional.
Os capítulos são, na sua maioria, curtos e pejados de acontecimentos sucessivos, muitos deles verdadeiramente inesperados, factores convidativos para uma rápida e ávida leitura. A história oscilou muito entre momentos de verdadeira tensão e picos de harmonia, fazendo-me desconfiar por inúmeras vezes, da razão pela qual o livro tem quase 500 páginas. 

Gostei imenso do protagonista, Hector Cross, da sua persistência em resgatar a filha de Hazel. Um homem muito perspicaz na medida em que formula o plano para derrotar os sheiks (e não xeques como se expressa no livro), ao mesmo tempo que é vulnerável às emoções que Hazel faz despertar em si.

Em suma, embora não sendo grande fã de histórias com piratas, rendi-me a esta história repleta de acção, amor e suspense, que mostra o extremismo religioso e o quão forte é a sede de vingança. Gostei mesmo muito de A Lei do Deserto e sinceramente espero que a Editorial Presença publique brevemente o segundo livro protagonizado por Hector Cross, intitulado «Vicious Circle».

Para mais informações sobre a Editorial Presença, clique aqui.
Para comprar A Lei do Deserto, clique aqui.




7 comentários:

  1. Vera, parabéns! Excelente resenha! Já coloquei na minha lista de compras (esse livro ainda não foi publicado no Brasil - terei que importar!). Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá, gostei da resenha. Só uma chamada de atenção: em português pode-se dizer «xeque» ou «xeique» para traduzir o inglês «sheik», que deriva do árabe «shek» (que significa «velho, idoso»).

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Já há bastante tempo que não leio um livro com estes elementos.
    Pode ser que um dia destes experimente.

    O blog está espetacular Vera ;) Fazem falta mais pessoas assim com gosto pela leitura em Portugal.

    ResponderEliminar
  4. Já há bastante tempo que não leio um livro com estes elementos. Talvez um dia destes experimente.

    Parabéns pelo blog Vera ;) Fazem falta mais pessoas assim com gosto pela leitura em Portugal. A partir de hoje o site está adicionado aos Favoritos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carlos :D Fico muito contente por gostares! Espero que gostes do livro :) Cá aguardo o teu veredicto ;)
      Boas leituras, um beijinho

      Eliminar
  5. Já li todos os livros deste escritor incluindo a vingança de sangue a cada livro que leio dele fico ansiosa para um novo dele.
    Comprei um livro dele por acaso gostei do titulo ( 0 7º papiro) e comecei a ler não desacei enquanto não li todos os queja estavam publicados.
    Muito bons.
    Aconselho

    ResponderEliminar
  6. Todos os livros deste autor são fantásticos. Aconselho

    ResponderEliminar